Podem contar com a Iniciativa Liberal numa abordagem descomplexada da regulamentação do cannabis, sem quaisquer preconceitos conservadores e afirmando uma visão progressista.

A Iniciativa Liberal saúda o debate à volta dos Projectos-Lei do uso de cannabis para fins medicinais.
Portugal foi pioneiro na descriminalização do consumo de drogas e é um exemplo mundial nesta área. Depara-se agora com uma situação que não é inédita e sobre a qual já existe experiência noutros países. Aliás, vários países (incluindo Portugal) já exploram o potencial comercial do cannabis, tendo em vista o seu uso medicinal.

Tal como a Ordem dos Médicos confirmou, existe evidência dos benefícios do uso de cannabis em determinadas patologias. Compreendemos adicionalmente as reservas dos aspectos regulamentares associados, nomeadamente no papel da prescrição médica.

Dito isto, não queremos dificultar o uso de cannabis a doentes que possam dela retirar benefícios e não podemos fingir que, caso o desejem, a sua aquisição será provavelmente feita à parte de um circuito comercial devidamente regulado. Esta disponibilização já devia ser uma realidade há anos.

Dogmas não são aliados de uma discussão construtiva em torno do uso terapêutico do cannabis e, inclusive, de uma liberalização devidamente regulada da cannabis, à imagem do que já sucede noutros países.
«Estando atentos à discussão que se irá seguir na especialidade dos Projectos-Lei em causa e receptivos ao conhecimento técnico, podem contar com a Iniciativa Liberal numa abordagem descomplexada da regulamentação do cannabis, sem quaisquer preconceitos conservadores e afirmando uma visão progressista. Em boa verdade, é preferível uma liberalização bem pensada a uma hipocrisia generalizada.» afirmou Miguel Ferreira da Silva, Presidente da Iniciativa Liberal.

Mais uma vez as posições dos diversos partidos políticos demonstram que a separação do mundo e pessoas entre “esquerda e direita” está ultrapassada e é no debate entre forças e visões conservadoras versus progressistas que os partidos assumirão posições. A Iniciativa Liberal assume claramente a sua visão progressista, colocando o cidadão no centro das preocupações e defendendo a liberdade individual.

 

Iniciativa Liberal

Iniciativa Liberal





Faz parte de um projeto que reforça os valores liberais essenciais para o progresso de Portugal


Pin It on Pinterest