{"id":10648,"date":"2019-10-01T02:44:27","date_gmt":"2019-10-01T02:44:27","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?page_id=10648"},"modified":"2019-10-01T03:01:16","modified_gmt":"2019-10-01T03:01:16","slug":"neutralidade-tecnologica","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/legislativas2019\/propostas\/neutralidade-tecnologica\/","title":{"rendered":"Neutralidade tecnolo\u0301gica"},"content":{"rendered":"

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Compromisso Eleitoral Descomplicar Portugal<\/em> \u21d0 <\/small><\/a><\/p>\n

[\/et_pb_text][et_pb_post_title author=”off” date=”off” categories=”off” comments=”off” featured_placement=”above” text_background=”on” text_bg_color=”#ec008c” admin_label=”Post Title” _builder_version=”3.27.3″ title_text_color=”#fff200″ _i=”1″ _address=”0.0.0.1″][\/et_pb_post_title][\/et_pb_column][\/et_pb_row][\/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Objetivos” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||||false|false” fb_built=”1″ _i=”1″ _address=”1″][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.0.0″][et_pb_text admin_label=”Objetivos” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.0.0.0″]<\/p>\n

A. Objetivos<\/h2>\n

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    \n
  1. Descentralizac\u0327a\u0303o.\u00b4<\/li>\n
  2. Competitividade.<\/li>\n
  3. Desenvolvimento tecnolo\u0301gico<\/li>\n<\/ol>\n

    [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”1″ _address=”1.1″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.1.0″][et_pb_text admin_label=”Racional” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.1.0.0″]<\/p>\n

    B. Racional<\/h2>\n

    [\/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Lista” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”1″ _address=”1.1.0.1″]<\/p>\n

      \n
    1. Na\u0303o deve caber ao Estado a selec\u0327a\u0303o da tecnologia a instalar ou a retirar do sistema, deve ser o mercado, em func\u0327a\u0303o dos incentivos econo\u0301micos existentes, a fazer essas opc\u0327o\u0303es.<\/li>\n
    2. A incorporac\u0327a\u0303o da externalidade associada ao CO2 deve estar associada a uma taxa de carbono proporcional ao CO2 emitido, com impacto na competitividade das tecnologias.<\/li>\n
    3. O ca\u0301lculo dessa taxa deve ser tal que garanta que todas as emisso\u0303es de ciclo de vida das tecnologias esta\u0303o contempladas, na\u0303o existindo tambe\u0301m qualquer duplicac\u0327a\u0303o. Na nossa opinia\u0303o, a forma como as taxas de carbono tem sido aplicadas reflete apenas opc\u0327o\u0303es politicas que, na maioria das vezes, na\u0303o tem sustentac\u0327a\u0303o cientifica.<\/li>\n
    4. A ti\u0301tulo de exemplo basta olhar para o aumento de taxa de carbono sobre combusti\u0301veis rodovia\u0301rios que se aplica por igual tanto a\u0300 utilizac\u0327a\u0303o de gasolina como a utilizac\u0327a\u0303o de GPL e Ga\u0301s Natural que tem muito menos emisso\u0303es de CO2. Parece-nos que esta falta de diferenciac\u0327a\u0303o reflete uma se\u0301rie de concepc\u0327o\u0303es puramente ideolo\u0301gicas e na\u0303o reflete a realidade dos factos.<\/li>\n
    5. O desiderato da reduc\u0327a\u0303o de emisso\u0303es e\u0301 uma necessidade e naturalmente que mobilidade ele\u0301trica e\u0301 a grande aposta para que isso acontec\u0327a no setor da mobilidade. No entanto, consideramos que existe um papel a desempenhar por uma se\u0301rie de outros combusti\u0301veis.<\/li>\n<\/ol>\n

      [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”2″ _address=”1.2″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.2.0″][et_pb_text admin_label=”Proposta” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.2.0.0″]<\/p>\n

      C. Proposta<\/h2>\n

      [\/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Lista” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”1″ _address=”1.2.0.1″]<\/p>\n

        \n
      1. Criar mecanismos legais que garantam a neutralidade tecnolo\u0301gica e a proporcionalidade fiscal, onerando as fontes de energia em func\u0327a\u0303o da sua intensidade carbo\u0301nica numa ana\u0301lise de ciclo de vida.<\/li>\n
      2. Elaborac\u0327a\u0303o de um padra\u0303o de atuac\u0327a\u0303o holi\u0301stico em que nenhuma tecnologia e\u0301 desconsiderada com base em preceitos ideolo\u0301gicos, mas antes com base nos seus me\u0301ritos e reais impactos para o ambiente.<\/li>\n<\/ol>\n

        [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”3″ _address=”1.3″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.3.0″][et_pb_text admin_label=”FAQs” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.3.0.0″]<\/p>\n

        D. Quest\u00f5es Frequentes<\/h2>\n

        [\/et_pb_text][et_pb_accordion closed_toggle_text_color=”#fff200″ _builder_version=”3.27.3″ toggle_text_color=”#fff200″ border_width_all=”0px” _i=”1″ _address=”1.3.0.1″][et_pb_accordion_item title=”De que forma e\u0301 imposta e calculada a taxa de carbono sobre os combusti\u0301veis?” open_toggle_text_color=”#0063a5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”0″ _address=”1.3.0.1.0″ open=”on”]<\/p>\n

        A Lei n.o 82 -D\/2014, de 31 de dezembro, que aprovou a Reforma da Fiscalidade Verde, veio aditar ao Co\u0301digo dos Impostos Especiais de Consumo (CIEC), aprovado pelo Decreto -Lei n.o 73\/2010, de 21 de junho, o artigo 92.o -A, que estabelece que alguns produtos petroli\u0301feros e energe\u0301ticos esta\u0303o sujeitos a um adicionamento sobre as emisso\u0303es de CO2 (vulgarmente conhecido como \u00abtaxa de carbono\u00bb).
        De acordo com o Governo, esta medida, entre outras que te\u0302m vindo a ser tomadas, pretende promover uma transic\u0327a\u0303o para uma economia de baixo carbono, em linha com o contexto internacional.
        O valor da taxa do adicionamento previsto no artigo 92.o -A do CIEC e\u0301 definido anualmente, tendo por base os prec\u0327os dos leilo\u0303es de licenc\u0327as de emissa\u0303o de gases de efeito de estufa realizados no a\u0302mbito do Come\u0301rcio Europeu de Licenc\u0327as de Emissa\u0303o (CELE), em conformidade com o disposto no n.o 2 do artigo 92.o -A do CIEC.
        De acordo com o que esta\u0301 previsto na legislac\u0327a\u0303o em vigor, por forma a prosseguir o objetivo de descarbonizac\u0327a\u0303o da economia, estimulando a utilizac\u0327a\u0303o de fontes de energia menos poluentes, o Estado Portugue\u0302s considera necessa\u0301rio fixar o valor da taxa do adicionamento sobre as emisso\u0303es de CO2, atualizando anualmente o valor do adicionamento que resulta da aplicac\u0327a\u0303o da referida taxa aos fatores de adicionamento, nos termos dos no 1 e 2 do artigo 92.o -A do CIEC.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Se a Taxa de Carbono depende dos prec\u0327os dos leilo\u0303es de licenc\u0327a de emissa\u0303o de gases de efeitos de estufa realizados no a\u0302mbito do Come\u0301rcio Europeu de Licenc\u0327as de Emissa\u0303o, de que forma esta\u0301 o Estado Portugue\u0302s a utilizar este instrumento como forma de discriminac\u0327a\u0303o efectiva de formas de energia?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”1″ _address=”1.3.0.1.1″ open=”off”]<\/p>\n

        Para responder a esta questa\u0303o, importa olhar para a formulac\u0327a\u0303o do artigo 92.o -A do CIEC (transcrito abaixo):<\/p>\n

        \u00abArtigo 92.o -A Adicionamento sobre as emisso\u0303es de CO2<\/em>
        1 \u2014 Para ale\u0301m das taxas previstas no artigo anterior, os produtos petroli\u0301feros e energe\u0301ticos previstos na tabela seguinte esta\u0303o ainda sujeitos a um adicionamento resultante da aplicac\u0327a\u0303o de uma taxa, calculada nos termos do nu\u0301mero seguinte, e de acordo com os fatores de adicionamento constantes da mesma tabela:<\/em><\/p>\n

        Fator de Adicionamento<\/em>
        Gasolina …………………………………………………….2,271654<\/em>
        Petro\u0301leo ……………………………………………………. 2,453658<\/em>
        Gaso\u0301leo (abrange gaso\u0301leo rodovia\u0301rio, <\/em>
        gaso\u0301leo colorido e marcado e <\/em>
        gaso\u0301leo de aquecimento) ……………………………. 2,474862<\/em>
        GPL………………………………………………………….. 2,902600<\/em>
        Ga\u0301s natural……………………………………………….. 0,056100<\/em>
        Fuelo\u0301leo……………………………………………………. 3,096000<\/em>
        Coque………………………………………………………. 2,696100<\/em>
        Carva\u0303o……………………………………………………… 2,265670<\/em><\/p>\n

        \n
        \n
        \n
        \n

        2 \u2014 O valor da taxa referida no nu\u0301mero anterior a vigorar em cada ano (n) e\u0301 calculado no ano anterior (n -1) como me\u0301dia aritme\u0301tica do prec\u0327o resultante dos leilo\u0303es de licenc\u0327as de emissa\u0303o de gases de efeito de estufa, realizados no a\u0302mbito do Come\u0301rcio Europeu de Licenc\u0327as de Emissa\u0303o, entre 1 de Julho do ano n -2 e 30 de Junho do ano n -1.<\/em><\/p>\n

        3 \u2014 De acordo com a evoluc\u0327a\u0303o de prec\u0327os nos termos do nu\u0301mero anterior, o Governo pode fixar um valor mi\u0301nimo, atualizado periodicamente, para a tonelada de CO2.<\/em><\/p>\n

        4 \u2014 O adicionamento incide sobre os produtos petroli\u0301feros e energe\u0301ticos referidos no artigo anterior e no n.o 1 quando sujeitos ao imposto e dele na\u0303o isentos.<\/em><\/p>\n

        5 \u2014 E\u0301 aplica\u0301vel a\u0300 liquidac\u0327a\u0303o, cobranc\u0327a e pagamento o disposto no presente Co\u0301digo, na lei geral tributa\u0301ria e no Co\u0301digo de Procedimento e Processo Tributa\u0301rio, com as devidas adaptac\u0327o\u0303es.\u00bb<\/em><\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n

        Fica claro, da leitura do Artigo, que o Governo podera\u0301 fixar um montante mi\u0301nimo independente da evoluc\u0327a\u0303o dos prec\u0327os das licenc\u0327as europeias o que representa (ja\u0301 para na\u0303o falar dos crite\u0301rios de fixac\u0327a\u0303o do prec\u0327o das licenc\u0327as europeias) um instrumento de discriminac\u0327a\u0303o administrativa de certos combusti\u0301veis\/tecnologias.<\/p>\n

         <\/p>\n

         <\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”O que se propo\u0303e fazer diferente?” open_toggle_text_color=”#0063a5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”2″ _address=”1.3.0.1.2″ open=”off”]<\/p>\n

        A nossa proposta visa garantir que o ciclo de vida dos combusti\u0301veis e tecnologias associados e\u0301 devidamente contabilizado e que seja utilizado como vector a quantidade de CO2 efectivamente emitida aquando do ca\u0301lculo da taxa de carbono. Desta forma, ao contabilizar efectivamente o CO2 produzido por cada combusti\u0301vel\/tecnologia, poderemos eliminar concec\u0327o\u0303es puramente poli\u0301ticas e focarmo-nos em crite\u0301rios cienti\u0301ficos.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=” Esta proposta na\u0303o podera\u0301 ser vista como um incentivo aos combusti\u0301veis fo\u0301sseis?” open=”off” open_toggle_text_color=”#0063a5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”3″ _address=”1.3.0.1.3″]<\/p>\n

        Na\u0303o, de todo. O que se propo\u0303e na\u0303o e\u0301 eliminar a taxa de carbono nem incentivar a utilizac\u0327a\u0303o de combusti\u0301veis fosseis. O que se pretende e\u0301 que sejam crite\u0301rios objectivos e cienti\u0301ficos a presidir a deciso\u0303es que impactam a decisa\u0303o de utilizac\u0327a\u0303o de uma tecnologia em vez de outra. Devera\u0301 ser o mercado a decidir livremente que tecnologias adoptar tendo em conta os incentivos econo\u0301micos que cada tecnologia apresente. Naturalmente que estes incentivos econo\u0301micos devera\u0303o estar intimamente ligados a\u0300s externalidades negativas produzidas por cada tecnologia (por essa raza\u0303o na\u0303o se propo\u0303e acabar com a taxa de carbono mas apenas garantir que o valor da mesma esta\u0301 dependente das externalidades efectivamente criadas por cada tecnologia).<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][\/et_pb_accordion][\/et_pb_column][\/et_pb_row][\/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ fullwidth=”on” _builder_version=”3.27.3″ fb_built=”1″ _i=”2″ _address=”2″][et_pb_fullwidth_image src=”https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-content\/uploads\/2019\/08\/Impostos-zombie-hand-1920×836.png” _builder_version=”3.27.3″ custom_padding=”||320px||false|false” _i=”0″ _address=”2.0″][\/et_pb_fullwidth_image][\/et_pb_section]<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

        Compromisso Eleitoral Descomplicar Portugal \u21d0 A….<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"parent":10041,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":{"_acf_changed":false,"_et_pb_use_builder":"on","_et_pb_old_content":"","_et_gb_content_width":"","footnotes":""},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/10648"}],"collection":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/4"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10648"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/10648\/revisions"}],"up":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/10041"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10648"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}