{"id":10684,"date":"2019-10-01T15:01:14","date_gmt":"2019-10-01T15:01:14","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?page_id=10684"},"modified":"2019-10-01T15:08:46","modified_gmt":"2019-10-01T15:08:46","slug":"fim-do-beneficio-fiscal-ao-endividamento-igualar-o-tratamento-fiscal-da-divida-e-do-capital-proprio-nas-empresas","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/legislativas2019\/propostas\/fim-do-beneficio-fiscal-ao-endividamento-igualar-o-tratamento-fiscal-da-divida-e-do-capital-proprio-nas-empresas\/","title":{"rendered":"Fim do benefi\u0301cio fiscal ao endividamento: igualar o tratamento fiscal da divida e do capital pro\u0301prio nas empresas"},"content":{"rendered":"

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Compromisso Eleitoral Descomplicar Portugal<\/em> \u21d0 <\/small><\/a><\/p>\n

[\/et_pb_text][et_pb_post_title author=”off” date=”off” categories=”off” comments=”off” featured_placement=”above” text_background=”on” text_bg_color=”#ec008c” admin_label=”Post Title” _builder_version=”3.27.3″ title_text_color=”#fff200″ _i=”1″ _address=”0.0.0.1″][\/et_pb_post_title][\/et_pb_column][\/et_pb_row][\/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Objetivos” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||||false|false” fb_built=”1″ _i=”1″ _address=”1″][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.0.0″][et_pb_text admin_label=”Objetivos” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.0.0.0″]<\/p>\n

A. Objetivos<\/h2>\n

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    \n
  1. Como forma de alterar as fontes de financiamento da economia vem-se propor que passe a haver um tratamento igual entre a di\u0301vida e os capitais pro\u0301prios das empresas.<\/li>\n
  2. Esta proposta passa tambe\u0301m por dotar a economia de meios de financiamento por meio de capitais pro\u0301prios a\u0300s empresas, atrave\u0301s de incentivos fiscais a\u0300s Capitais de Risco desde que as mesmas sejam vei\u0301culos de financiamento via capitais pro\u0301prios.<\/li>\n<\/ol>\n

    [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”1″ _address=”1.1″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.1.0″][et_pb_text admin_label=”Racional” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.1.0.0″]<\/p>\n

    B. Racional<\/h2>\n

    [\/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Lista” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”1″ _address=”1.1.0.1″]<\/p>\n

      \n
    1. Um dos maiores problemas da economia portuguesa esta\u0301 associado ao baixo investimento em I&D, a\u0300 sua baixa produtividade e ao excesso de endividamento da economia. Sabemos que o investimento e\u0301 central para o funcionamento de qualquer economia. O processo de dedicar tempo, recursos e dinheiro para podermos produzir coisas u\u0301teis no futuro e\u0301, da perspetiva da economia, uma componente que, por si so\u0301, define o que as empresas, os governos e os indivi\u0301duos e as fami\u0301lias fazem.<\/li>\n
    2. Se ha\u0301 tende\u0302ncia marcante nos u\u0301ltimos anos e\u0301 o aumento do investimento em intangi\u0301veis face aos tangi\u0301veis nas economias mais desenvolvidas. Os dados retirados na base de dados INTAN-invest 3<\/sup> mostram que os pai\u0301ses no\u0301rdicos e o Reino Unido e os EUA se situam no topo em termos de peso do investimento intangi\u0301vel no PIB, sendo que os pai\u0301ses mediterra\u0302neos (nomeadamente Ita\u0301lia e Espanha) esta\u0303o no fundo da tabela. Ora, e\u0301 o momento de Portugal se preparar para mudanc\u0327a de paradigma em termos de investimento, nomeadamente criando as condic\u0327o\u0303es para que termine o incentivo fiscal ao endividamento das empresas.<\/li>\n
    3. Assim, o excesso de endividamento e o reduzido peso do investimento em ativos intangi\u0301veis, que se perceciona no valor baixo de investimento em I&D e no reduzido nu\u0301mero de patentes, esta\u0303o relacionados, uma vez que sabemos que a financeirizac\u0327a\u0303o da economia a coloca assente em fontes de financiamento de curto prazo, o que influencia de sobremaneira os seus ni\u0301veis de risco (favora\u0301vel a pouca inovac\u0327a\u0303o) e a maturidade dos investimentos (tendencialmente de curto prazo), bem como o seu grau de tangibilidade (prefere\u0302ncia ativos tangi\u0301veis em detrimento dos intangi\u0301veis).<\/li>\n<\/ol>\n

      (3) http:\/\/www.coinvest.org.uk\/bin\/view\/IntanInvest\/WebHome<\/a><\/em><\/small><\/p>\n

      [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”2″ _address=”1.2″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.2.0″][et_pb_text admin_label=”Proposta” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.2.0.0″]<\/p>\n

      C. Proposta<\/h2>\n

      [\/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Lista” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”1″ _address=”1.2.0.1″]<\/p>\n

        \n
      1. Reduzir a designada \u201cpoupanc\u0327a fiscal\u201d associada ao endividamento nas empresas, fazendo com que o capital pro\u0301prio e a di\u0301vida tenham o mesmo tratamento fiscal. Esta questa\u0303o e\u0301 tanto mais relevante quanto a economia assente em ativos intangi\u0301veis assume importa\u0302ncia crescente, pelo que urge adequar a estrutura de capitais das empresas a esta nova economia assente em investimentos que exigem capitais permanentes (capital pro\u0301prio).<\/li>\n
      2. Deste modo, e como meio fa\u0301cil de gradualmente levar a cabo esta medida, propo\u0303e-se que os custos financeiros sejam considerados apenas em 75% no ano de 2020, 50% em 2021, 25% em 2022 e a partir de 2023 os mesmos na\u0303o sejam considerados custos em termos de mate\u0301ria coleta\u0301vel das empresas.<\/li>\n<\/ol>\n

        [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”3″ _address=”1.3″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.3.0″][et_pb_text admin_label=”FAQs” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.3.0.0″]<\/p>\n

        D. Quest\u00f5es Frequentes<\/h2>\n

        [\/et_pb_text][et_pb_accordion closed_toggle_text_color=”#fff200″ _builder_version=”3.27.3″ toggle_text_color=”#fff200″ border_width_all=”0px” _i=”1″ _address=”1.3.0.1″][et_pb_accordion_item title=”Esta proposta resultara\u0301 num aumento da carga fiscal?” open=”on” open_toggle_text_color=”#0063a5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”0″ _address=”1.3.0.1.0″]<\/p>\n

        Esta medida levara\u0301 a um aumento dos resultados tributados pois os custos financeiros deixara\u0303o de ser considerados custos fiscais. No entanto, a taxa de IRC atual devera\u0301 ser reduzida para evitar o aumento da carga fiscal.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Qual sera\u0301 o impacto nas empresas multinacionais e na capacidade do pai\u0301s em atrair investimento estrangeiro?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”1″ _address=”1.3.0.1.1″ open=”off”]<\/p>\n

        As empresas multinacionais te\u0302m a capacidade de colocar a di\u0301vida nas suas diferentes subsidia\u0301rias, pelo que tendem a concentrar o seu endividamento nos pai\u0301ses em que as taxas de IRC sa\u0303o mais elevadas, pois ai\u0301 conseguem uma maior deduc\u0327a\u0303o fiscal dos juros, conseguindo assim pagar menos impostos. Portugal, sendo dos pai\u0301ses da Unia\u0303o Europeia com taxas de IRC mais elevadas, e\u0301 particularmente negativamente afetado.
        Com a aplicac\u0327a\u0303o desta medida, na\u0303o so\u0301 esse efeito negativo se deixara\u0301 de verificar, como tambe\u0301m Portugal ira\u0301 aumentar a sua atratividade internacional. Reduzindo o IRC, as empresas estrangeiras e multinacionais tera\u0303o um maior incentivo em aumentar a atividade no nosso pai\u0301s, e na\u0303o tera\u0303o qualquer impacto negativo por esta medida, pois podem transferir a sua di\u0301vida para outros pai\u0301ses onde este seja fiscalmente mais vantajosa.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Esta proposta tambe\u0301m se aplica ao sector da Banca?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”2″ _address=”1.3.0.1.2″ open=”off”]<\/p>\n

        Sim, o que ira\u0301 criar um incentivo a que os Bancos tenham um modelo de nego\u0301cio menos baseado no endividamento. Um modelo de nego\u0301cio mais suportado em capitais pro\u0301prios ira\u0301 conduzir a uma reduc\u0327a\u0303o significativa do risco siste\u0301mico da atividade banca\u0301ria.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Esta proposta aplica-se a projetos implementados em modelo project finance (que recorrem a elevados ni\u0301veis de di\u0301vida de longo prazo), para os quais o fim da dedutibilidade dos juros podera\u0301 por em causa o respetivo equili\u0301brio financeiro?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”3″ _address=”1.3.0.1.3″ open=”off”]<\/p>\n

        Para novos projetos, sim. Os projetos existentes podera\u0303o beneficiar de uma introduc\u0327a\u0303o mais gradual desta proposta, se tal for necessa\u0301rio para o respetivo equili\u0301brio financeiro.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Empresas com resultados operacionais positivos tera\u0303o de pagar IRC, mesmo nos casos em que os custos financeiros resultem num resultado bruto negativo?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”4″ _address=”1.3.0.1.4″ open=”off”]<\/p>\n

        Com esta proposta, sera\u0301 sempre devido imposto, mas a liquidac\u0327a\u0303o do mesmo, ou de parte do mesmo, podera\u0301 ser adiada por um nu\u0301mero de anos limitado, nas seguintes situac\u0327o\u0303es:<\/p>\n

          \n
        1. quando o resultado bruto for negativo,<\/li>\n
        2. quando o resultado bruto for positivo, mas inferior ao imposto apurado.<\/li>\n<\/ol>\n

          Neste u\u0301ltimo caso, li\u0301quida o valor equivalente ao resultado bruto, e o remanescente sera\u0301 liquidado em ano posterior.<\/p>\n

          [\/et_pb_accordion_item][\/et_pb_accordion][\/et_pb_column][\/et_pb_row][\/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ fullwidth=”on” _builder_version=”3.27.3″ fb_built=”1″ _i=”2″ _address=”2″][et_pb_fullwidth_image src=”https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-content\/uploads\/2019\/08\/Impostos-zombie-hand-1920×836.png” _builder_version=”3.27.3″ custom_padding=”||320px||false|false” _i=”0″ _address=”2.0″][\/et_pb_fullwidth_image][\/et_pb_section]<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

          Compromisso Eleitoral Descomplicar Portugal \u21d0 A….<\/p>\n","protected":false},"author":4,"featured_media":0,"parent":10041,"menu_order":0,"comment_status":"closed","ping_status":"closed","template":"","meta":{"_acf_changed":false,"_et_pb_use_builder":"on","_et_pb_old_content":"","_et_gb_content_width":"","footnotes":""},"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/10684"}],"collection":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages"}],"about":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/page"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/users\/4"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=10684"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/10684\/revisions"}],"up":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/pages\/10041"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=10684"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}