{"id":10706,"date":"2019-10-01T15:28:59","date_gmt":"2019-10-01T15:28:59","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?page_id=10706"},"modified":"2020-12-20T07:31:32","modified_gmt":"2020-12-20T07:31:32","slug":"taxa-irs-15","status":"publish","type":"page","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/legislativas2019\/propostas\/taxa-irs-15\/","title":{"rendered":"Introdu\u00e7\u00e3o de uma taxa fixa sobre todos os rendimentos de 15% com elimina\u00e7\u00e3o de todas as dedu\u00e7\u00f5es"},"content":{"rendered":"

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Compromisso Eleitoral Descomplicar Portugal<\/em> \u21d0 <\/small><\/a><\/p>\n

[\/et_pb_text][et_pb_post_title author=”off” date=”off” categories=”off” comments=”off” featured_placement=”above” text_background=”on” text_bg_color=”#ec008c” admin_label=”Post Title” _builder_version=”3.27.3″ title_text_color=”#fff200″ _i=”1″ _address=”0.0.0.1″][\/et_pb_post_title][\/et_pb_column][\/et_pb_row][\/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ admin_label=”Objetivos” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||||false|false” fb_built=”1″ _i=”1″ _address=”1″][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.0″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.0.0″][et_pb_text admin_label=”Objetivos” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.0.0.0″]<\/p>\n

A. Objetivos<\/h2>\n

[\/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Lista” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”1″ _address=”1.0.0.1″]<\/p>\n

    \n
  1. Reduc\u0327a\u0303o da complexidade fiscal e respetivos custos administrativos<\/li>\n
  2. Incentivar a transpare\u0302ncia na declarac\u0327a\u0303o de rendimentos e cumprimento fiscal.<\/li>\n
  3. Evitar ineficie\u0302ncias relacionadas com formas alternativas de rendimento na\u0303o declarado (subsi\u0301dios de alimentac\u0327a\u0303o, carro da empresa, etc.).<\/li>\n
  4. Introduzir justic\u0327a na taxac\u0327a\u0303o, evitando vantagens indevidas para quem recorre a planeamento fiscal para obter maiores deduc\u0327o\u0303es.<\/li>\n
  5. Limitar a punic\u0327a\u0303o excessiva da remunerac\u0327a\u0303o horas extraordina\u0301rias<\/li>\n
  6. Reter no pai\u0301s quadros com formac\u0327a\u0303o elevada com benefi\u0301cios para a criac\u0327a\u0303o de emprego e produtividade de toda a economia.<\/li>\n
  7. Dinamizar a economia.<\/li>\n<\/ol>\n

    [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”1″ _address=”1.1″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.1.0″][et_pb_text admin_label=”Racional” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.1.0.0″]<\/p>\n

    B. Racional<\/h2>\n

    [\/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Lista” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”1″ _address=”1.1.0.1″]<\/p>\n

      \n
    1. Na medida em que os trabalhadores negoceiam sala\u0301rios li\u0301quidos, a progressividade fiscal ajuda a financiar empregadores de ma\u0303o-de-obra barata a\u0300 custa dos empregos de ma\u0303o de obra qualificada.<\/li>\n
    2. Portugueses passam milhares de horas a preencher declarac\u0327o\u0303es de IRS complexas, sendo muitas vezes punidos com coimas resultantes apenas de desconhecimento.<\/li>\n
    3. Fiscalizac\u0327a\u0303o de um sistema fiscal complexo consome recursos da Administrac\u0327a\u0303o fiscal.<\/li>\n
    4. Muito do planeamento fiscal feito em torno do atual sistema de imposto sobre rendimento resulta em distorc\u0327o\u0303es na alocac\u0327a\u0303o de recursos. Por exemplo, muitas empresas da\u0303o benefi\u0301cios aos trabalhadores mais qualificados, como automo\u0301veis, viagens e ajudas de custo, que os pro\u0301prios prefeririam receber em dinheiro.<\/li>\n
    5. Taxac\u0327a\u0303o marginal do segundo elemento do casal (normalmente a mulher) e\u0301 bastante elevado e superior ao do primeiro elemento (normalmente o homem), gerando um desincentivo a\u0300 entrada (ou reentrada) da mulher no mercado de trabalho ou reduzindo as suas ambic\u0327o\u0303es profissionais.<\/li>\n
    6. O mercado de trabalho e\u0301 cada vez mais global, principalmente entre os trabalhadores mais qualificados. Altas taxas de IRS para sala\u0301rios elevados em Portugal, mas medianos no resto do Mundo, cria um incentivo a\u0300 sai\u0301da de trabalhadores altamente qualificados. Como se pode ver no quadro abaixo, para sala\u0301rios brutos anuais de 30 mil euros (entre 1400 e 1500\u20ac li\u0301quidos mensais) e 50 mil euros (entre 2000\u20ac e 2200\u20ac li\u0301quidos mensais), Portugal tem taxas marginais muito elevadas, incentivando por via fiscal a\u0300 emigrac\u0327a\u0303o de alguns dos melhores quadros. Esta desvantagem e\u0301 particularmente grave em relac\u0327a\u0303o a pai\u0301ses com o mesmo ni\u0301vel de desenvolvimento econo\u0301mico que Portugal no centro e leste da Europa.
      |
      \"Taxa
      No passado, va\u0301rios pai\u0301ses com ni\u0301vel de desenvolvimento econo\u0301mico e posicionamento semelhante ao de Portugal adotaram taxas u\u0301nicas (ou regime semelhante apenas duas taxas) com sucesso, incluindo Esto\u0301nia, Leto\u0301nia, Litua\u0302nia e Hungria (uma taxa), Eslova\u0301quia (uma taxa que passou a duas) e Irlanda (duas taxas apenas).<\/li>\n<\/ol>\n

      [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”2″ _address=”1.2″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.2.0″][et_pb_text admin_label=”Proposta” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.2.0.0″]<\/p>\n

      C. Proposta<\/h2>\n

      [\/et_pb_text][et_pb_text admin_label=”Lista” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”1″ _address=”1.2.0.1″]<\/p>\n

        \n
      1. Taxa u\u0301nica de IRS de 15%.<\/li>\n
      2. Para evitar impacto orc\u0327amental imediato, e ainda assim beneficiar do efeito da simplificac\u0327a\u0303o, podera\u0301 ser introduzida inicialmente uma taxa de 20% a ser reduzida em 1 ponto percentual por ano nos 5 anos seguintes.<\/li>\n
      3. A taxa u\u0301nica aplicar-se-ia a todos os rendimentos e para todos os contribuintes de forma igual.<\/li>\n
      4. Seriam eliminadas todas as deduc\u0327o\u0303es e benefi\u0301cios fiscais em sede de IRS.<\/li>\n
      5. Todo o imposto sobre rendimento seria retido na fonte, eliminando a necessidade de a maioria dos contribuintes preencher declarac\u0327a\u0303o de IRS.<\/li>\n
      6. Ate\u0301 ao reequili\u0301brio do mercado de trabalho, os rendimentos do trabalho por conta de outrem ficariam isentos de imposto ate\u0301 ao valor de 650\u20ac.<\/li>\n<\/ol>\n

        [\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”3″ _address=”1.3″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.3.0″][et_pb_text admin_label=”FAQs” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.3.0.0″]<\/p>\n

        D. Quest\u00f5es Frequentes<\/h2>\n

        [\/et_pb_text][et_pb_accordion closed_toggle_text_color=”#fff200″ _builder_version=”3.27.3″ toggle_text_color=”#fff200″ border_width_all=”0px” _i=”1″ _address=”1.3.0.1″][et_pb_accordion_item title=”Como funciona a isenc\u0327a\u0303o?” open=”on” open_toggle_text_color=”#0063a5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”0″ _address=”1.3.0.1.0″]<\/p>\n

        Todos os trabalhadores por conta de outrem na\u0303o pagariam qualquer taxa nos primeiros 650\u20ac. Por exemplo, um trabalhador que recebesse 700\u20ac pagaria 7,5\u20ac de imposto (15%*50\u20ac).<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”A norma violaria a Constituic\u0327a\u0303o da Repu\u0301blica Portuguesa?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”1″ _address=”1.3.0.1.1″ open=”off”]<\/p>\n

        Em primeiro lugar, mesmo que violasse, tal na\u0303o deve ser impedimento a\u0300 apresentac\u0327a\u0303o de propostas. A Constituic\u0327a\u0303o pode ser mudada. No entanto, a regra na\u0303o viola o princi\u0301pio da progressividade. A Constituic\u0327a\u0303o da Repu\u0301blica Portuguesa exige que o imposto sobre o rendimento seja progressivo. Com a isenc\u0327a\u0303o, essa progressividade e\u0301 garantida. Como visto acima, uma pessoa que recebesse 700\u20ac, pagaria 7,5\u20ac de imposto (1,1% de taxa efetiva) enquanto que algue\u0301m que recebesse 7000\u20ac pagaria 952\u20ac (13,6% de taxa efetiva).<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Existem outros pai\u0301ses com uma taxa u\u0301nica sobre o rendimento?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”2″ _address=”1.3.0.1.2″ open=”off”]<\/p>\n

        Sim. Muitos pai\u0301ses do centro e leste da Europa adotaram regimes de taxa u\u0301nica (Esto\u0301nia, Leto\u0301nia, Litua\u0302nia, Rome\u0301nia, Bulga\u0301ria e Hungria). Outros pai\u0301ses da Unia\u0303o Europeia, como a Irlanda e Eslova\u0301quia, te\u0302m regimes simples com apenas duas taxas. Grande parte destes pai\u0301ses ja\u0301 ultrapassaram economicamente Portugal, e todos sem excec\u0327a\u0303o te\u0302m crescido mais depressa nos u\u0301ltimos 20 anos. Dez estados americanos tambe\u0301m te\u0302m uma taxa u\u0301nica sobre o rendimento.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”A medida na\u0303o aumentaria a desigualdade?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”3″ _address=”1.3.0.1.3″ open=”off”]<\/p>\n

        A contribuic\u0327a\u0303o de cada indivi\u0301duo seria proporcional ao rendimento, mas os benefi\u0301cios que cada um receberia do estado seriam iguais para todos. Na medida em que cada pessoa pagaria proporcionalmente aos seus rendimentos, mas todos beneficiariam de servic\u0327os pu\u0301blicos por igual, continuaria a existir redistribuic\u0327a\u0303o. Hoje a maior fonte de desigualdade e\u0301 o diferente acesso a servic\u0327os pu\u0301blicos como educac\u0327a\u0303o e sau\u0301de, pontos que sera\u0303o cobertos noutras propostas para o pai\u0301s. Para ale\u0301m disso, a isenc\u0327a\u0303o para o rendimento de trabalho por conta de outrem abaixo de 650\u20ac garantiria algum ni\u0301vel de progressividade.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Como funcionaria com a isenc\u0327a\u0303o por filho?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”4″ _address=”1.3.0.1.4″ open=”off”]<\/p>\n

        Por cada filho, o patamar de isenc\u0327a\u0303o individual subiria 200\u20ac para cada progenitor. No caso de fami\u0301lias monoparentais esse valor seria duplicado. Por exemplo, uma ma\u0303e solteira com dois filhos ficaria isenta ate\u0301 aos 1450\u20ac.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Qual o impacto orc\u0327amental da introduc\u0327a\u0303o da medida?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”5″ _address=”1.3.0.1.5″ open=”off”]<\/p>\n

        De momento, a taxa de IRS efetiva anda nos 13%. Considerando a isenc\u0327a\u0303o para rendimentos de trabalhadores por conta de outrem abaixo de 650\u20ac, uma taxa fixa de 15% implicaria uma taxa efetiva sobre o rendimento bruto de cerca de 10%. Assumindo o mesmo perfil de rendimentos, isto teria um custo orc\u0327amental de cerca de 2 mil milho\u0303es de euros no primeiro ano, menos de 1% do PIB. O efeito na economia e o aumento de eficie\u0302ncia fiscal, comprovado noutros pai\u0301ses como visto acima, aumentaria a base fiscal reduzindo este impacto a menos de 0,5% do PIB. A introduc\u0327a\u0303o gradual da taxa u\u0301nica, comec\u0327ando nos 20% atenuaria qualquer impacto orc\u0327amental no curto prazo.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”A medida alguma vez foi tentada em Portugal?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”6″ _address=”1.3.0.1.6″ open=”off”]<\/p>\n

        Na\u0303o na sua totalidade, mas para certos rendimentos ja\u0301 existe (por exemplo, para rendimentos de capital). Recentemente foi introduzida uma taxa u\u0301nica de IRS de 20%, mas apenas para residentes na\u0303o habituais. A lo\u0301gica da medida foi a de atrair estrangeiros e emigrantes portugueses com altas qualificac\u0327o\u0303es. Lo\u0301gica semelhante a\u0300 desta medida que pretende impedir que esses talentos abandonem o pai\u0301s em primeiro lugar.<\/p>\n

        [\/et_pb_accordion_item][\/et_pb_accordion][\/et_pb_column][\/et_pb_row][\/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ fullwidth=”on” _builder_version=”3.27.3″ fb_built=”1″ _i=”2″ _address=”2″][et_pb_fullwidth_image src=”https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-content\/uploads\/2019\/08\/Impostos-zombie-hand-1920×836.png” _builder_version=”3.27.3″ custom_padding=”||320px||false|false” _i=”0″ _address=”2.0″][\/et_pb_fullwidth_image][\/et_pb_section]<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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