Ate\u0301 ao reequili\u0301brio do mercado de trabalho, os rendimentos do trabalho por conta de outrem ficariam isentos de imposto ate\u0301 ao valor de 650\u20ac.<\/li>\n<\/ol>\n[\/et_pb_text][\/et_pb_column][\/et_pb_row][et_pb_row _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”40px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”3″ _address=”1.3″][et_pb_column type=”4_4″ _builder_version=”3.27.3″ _i=”0″ _address=”1.3.0″][et_pb_text admin_label=”FAQs” _builder_version=”3.27.3″ custom_margin=”0px||0px||false|false” custom_padding=”0px||0px||false|false” _i=”0″ _address=”1.3.0.0″]<\/p>\n
D. Quest\u00f5es Frequentes<\/h2>\n
[\/et_pb_text][et_pb_accordion closed_toggle_text_color=”#fff200″ _builder_version=”3.27.3″ toggle_text_color=”#fff200″ border_width_all=”0px” _i=”1″ _address=”1.3.0.1″][et_pb_accordion_item title=”Como funciona a isenc\u0327a\u0303o?” open=”on” open_toggle_text_color=”#0063a5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”0″ _address=”1.3.0.1.0″]<\/p>\n
Todos os trabalhadores por conta de outrem na\u0303o pagariam qualquer taxa nos primeiros 650\u20ac. Por exemplo, um trabalhador que recebesse 700\u20ac pagaria 7,5\u20ac de imposto (15%*50\u20ac).<\/p>\n
[\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”A norma violaria a Constituic\u0327a\u0303o da Repu\u0301blica Portuguesa?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”1″ _address=”1.3.0.1.1″ open=”off”]<\/p>\n
Em primeiro lugar, mesmo que violasse, tal na\u0303o deve ser impedimento a\u0300 apresentac\u0327a\u0303o de propostas. A Constituic\u0327a\u0303o pode ser mudada. No entanto, a regra na\u0303o viola o princi\u0301pio da progressividade. A Constituic\u0327a\u0303o da Repu\u0301blica Portuguesa exige que o imposto sobre o rendimento seja progressivo. Com a isenc\u0327a\u0303o, essa progressividade e\u0301 garantida. Como visto acima, uma pessoa que recebesse 700\u20ac, pagaria 7,5\u20ac de imposto (1,1% de taxa efetiva) enquanto que algue\u0301m que recebesse 7000\u20ac pagaria 952\u20ac (13,6% de taxa efetiva).<\/p>\n
[\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Existem outros pai\u0301ses com uma taxa u\u0301nica sobre o rendimento?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”2″ _address=”1.3.0.1.2″ open=”off”]<\/p>\n
Sim. Muitos pai\u0301ses do centro e leste da Europa adotaram regimes de taxa u\u0301nica (Esto\u0301nia, Leto\u0301nia, Litua\u0302nia, Rome\u0301nia, Bulga\u0301ria e Hungria). Outros pai\u0301ses da Unia\u0303o Europeia, como a Irlanda e Eslova\u0301quia, te\u0302m regimes simples com apenas duas taxas. Grande parte destes pai\u0301ses ja\u0301 ultrapassaram economicamente Portugal, e todos sem excec\u0327a\u0303o te\u0302m crescido mais depressa nos u\u0301ltimos 20 anos. Dez estados americanos tambe\u0301m te\u0302m uma taxa u\u0301nica sobre o rendimento.<\/p>\n
[\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”A medida na\u0303o aumentaria a desigualdade?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”3″ _address=”1.3.0.1.3″ open=”off”]<\/p>\n
A contribuic\u0327a\u0303o de cada indivi\u0301duo seria proporcional ao rendimento, mas os benefi\u0301cios que cada um receberia do estado seriam iguais para todos. Na medida em que cada pessoa pagaria proporcionalmente aos seus rendimentos, mas todos beneficiariam de servic\u0327os pu\u0301blicos por igual, continuaria a existir redistribuic\u0327a\u0303o. Hoje a maior fonte de desigualdade e\u0301 o diferente acesso a servic\u0327os pu\u0301blicos como educac\u0327a\u0303o e sau\u0301de, pontos que sera\u0303o cobertos noutras propostas para o pai\u0301s. Para ale\u0301m disso, a isenc\u0327a\u0303o para o rendimento de trabalho por conta de outrem abaixo de 650\u20ac garantiria algum ni\u0301vel de progressividade.<\/p>\n
[\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Como funcionaria com a isenc\u0327a\u0303o por filho?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”4″ _address=”1.3.0.1.4″ open=”off”]<\/p>\n
Por cada filho, o patamar de isenc\u0327a\u0303o individual subiria 200\u20ac para cada progenitor. No caso de fami\u0301lias monoparentais esse valor seria duplicado. Por exemplo, uma ma\u0303e solteira com dois filhos ficaria isenta ate\u0301 aos 1450\u20ac.<\/p>\n
[\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”Qual o impacto orc\u0327amental da introduc\u0327a\u0303o da medida?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”5″ _address=”1.3.0.1.5″ open=”off”]<\/p>\n
De momento, a taxa de IRS efetiva anda nos 13%. Considerando a isenc\u0327a\u0303o para rendimentos de trabalhadores por conta de outrem abaixo de 650\u20ac, uma taxa fixa de 15% implicaria uma taxa efetiva sobre o rendimento bruto de cerca de 10%. Assumindo o mesmo perfil de rendimentos, isto teria um custo orc\u0327amental de cerca de 2 mil milho\u0303es de euros no primeiro ano, menos de 1% do PIB. O efeito na economia e o aumento de eficie\u0302ncia fiscal, comprovado noutros pai\u0301ses como visto acima, aumentaria a base fiscal reduzindo este impacto a menos de 0,5% do PIB. A introduc\u0327a\u0303o gradual da taxa u\u0301nica, comec\u0327ando nos 20% atenuaria qualquer impacto orc\u0327amental no curto prazo.<\/p>\n
[\/et_pb_accordion_item][et_pb_accordion_item title=”A medida alguma vez foi tentada em Portugal?” open_toggle_text_color=”#0063A5″ closed_toggle_text_color=”#fff200″ closed_toggle_background_color=”#0063A5″ _builder_version=”3.27.3″ hover_enabled=”0″ toggle_text_color=”#00aeff” _i=”6″ _address=”1.3.0.1.6″ open=”off”]<\/p>\n
Na\u0303o na sua totalidade, mas para certos rendimentos ja\u0301 existe (por exemplo, para rendimentos de capital). Recentemente foi introduzida uma taxa u\u0301nica de IRS de 20%, mas apenas para residentes na\u0303o habituais. A lo\u0301gica da medida foi a de atrair estrangeiros e emigrantes portugueses com altas qualificac\u0327o\u0303es. Lo\u0301gica semelhante a\u0300 desta medida que pretende impedir que esses talentos abandonem o pai\u0301s em primeiro lugar.<\/p>\n
[\/et_pb_accordion_item][\/et_pb_accordion][\/et_pb_column][\/et_pb_row][\/et_pb_section][et_pb_section fb_built=”1″ fullwidth=”on” _builder_version=”3.27.3″ fb_built=”1″ _i=”2″ _address=”2″][et_pb_fullwidth_image src=”https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-content\/uploads\/2019\/08\/Impostos-zombie-hand-1920×836.png” _builder_version=”3.27.3″ custom_padding=”||320px||false|false” _i=”0″ _address=”2.0″][\/et_pb_fullwidth_image][\/et_pb_section]<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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