{"id":18232,"date":"2022-01-26T09:49:00","date_gmt":"2022-01-26T09:49:00","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?post_type=programa2022&p=18232"},"modified":"2022-01-26T09:49:00","modified_gmt":"2022-01-26T09:49:00","slug":"transportes-clarificacao-de-competencias-do-estado-descentralizacao-e-regulacao-independente","status":"publish","type":"programa2022","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/programa2022\/transportes-clarificacao-de-competencias-do-estado-descentralizacao-e-regulacao-independente\/","title":{"rendered":"Transportes – Clarifica\u00e7\u00e3o de compet\u00eancias do Estado, descentraliza\u00e7\u00e3o e regula\u00e7\u00e3o independente"},"content":{"rendered":"\n
O regulador serve para garantir que as regras estabelecidas s\u00e3o aplicadas, conferindo previsibilidade e estabilidade aos atores econ\u00f3micos e administrativos envolvidos, num regime de mercado que favore\u00e7a os cidad\u00e3os e a economia. O pr\u00f3prio sistema deve ter mecanismos para evitar que o Governo manipule as decis\u00f5es a favor dos seus pr\u00f3prios interesses, o que \u00e9 contraproducente para a previsibilidade, justi\u00e7a e efici\u00eancia de aplica\u00e7\u00e3o das regras existentes. Esses “pr\u00f3prios interesses” podem ser os interesses empresariais do Estado (quando o Estado tem empresas suas no setor em quest\u00e3o), como podem servir para \u201cenviesar\u201d concursos p\u00fablicos. No caso concreto do transporte a\u00e9reo, a tutela do setor foi acusada de usar o regulador para combater a Ryanair, o maior concorrente da TAP, pervertendo a fun\u00e7\u00e3o de regulador. A auditoria do Tribunal de Contas sobre a ANAC de janeiro 2020 j\u00e1 tinha mencionado potenciais conflitos de interesse entre a Administra\u00e7\u00e3o da ANAC e o concession\u00e1rio dos aeroportos, mas este potencial conflito de interesses sobressai noutras decis\u00f5es como as relativas aos voos Lisboa-Marrocos da Ryanair ou relativas \u00e0 Groundforce. J\u00e1 no setor ferrovi\u00e1rio, existe o risco do regulador tutelado pelo Estado impedir a entrada de novos competidores porque o Governo pretende manter o monop\u00f3lio da CP, limitando dessa forma a concorr\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n
A sustentabilidade dos operadores p\u00fablicos de transportes \u00e9 uma responsabilidade do Estado perante os contribuintes, mas nunca deve p\u00f4r em causa o progresso trazido pela din\u00e2mica econ\u00f3mica de inova\u00e7\u00e3o. \u00c9 tamb\u00e9m o Estado tem a capacidade de criar as condi\u00e7\u00f5es, incentivos e a promo\u00e7\u00e3o da sustentabilidade dos operadores privados de transporte, criando um quadro legal e fiscal facilitador e encorajador dessa sustentabilidade. Quanto mais esse quadro for est\u00e1vel e materializado, mais o Estado se poder\u00e1, eventualmente, separar desse setor enquanto agente econ\u00f3mico e deix\u00e1-lo inteiramente \u00e0 iniciativa privada, entretanto robustamente consolidada e sustentada.<\/p>\n\n\n\n
Com a descentraliza\u00e7\u00e3o de compet\u00eancias, os atores centrais perdem responsabilidade na gest\u00e3o de transportes, mas continuam a ser importantes (e at\u00e9 mais) na provid\u00eancia de forma\u00e7\u00e3o, capacita\u00e7\u00e3o e produ\u00e7\u00e3o de conte\u00fados orientadores que apoiem as administra\u00e7\u00f5es locais nas suas fun\u00e7\u00f5es e\/ou conduzam a execu\u00e7\u00e3o de planos de n\u00edvel nacional, como \u00e9 o caso atualmente da Estrat\u00e9gia Nacional para a Mobilidade Ativa Cicl\u00e1vel (ENMAC). \u00c9 necess\u00e1rio fortalecer estas compet\u00eancias em particular no IMT.<\/p>\n","protected":false},"menu_order":2,"template":"","topic_programme":[190],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18232"}],"collection":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022"}],"about":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/programa2022"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18232\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":18652,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18232\/revisions\/18652"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18232"}],"wp:term":[{"taxonomy":"topic_programme","embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/topic_programme?post=18232"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}