{"id":18267,"date":"2022-01-26T11:08:09","date_gmt":"2022-01-26T11:08:09","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?post_type=programa2022&p=18267"},"modified":"2022-01-26T11:08:09","modified_gmt":"2022-01-26T11:08:09","slug":"acesso-universal-a-escolas-de-qualidade-e-liberdade-de-escolha-da-escola","status":"publish","type":"programa2022","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/programa2022\/acesso-universal-a-escolas-de-qualidade-e-liberdade-de-escolha-da-escola\/","title":{"rendered":"Acesso universal a escolas de qualidade e liberdade de escolha da escola"},"content":{"rendered":"\n
Pois n\u00e3o. O Estado deve financiar o aluno, a educa\u00e7\u00e3o do aluno. Se o aluno frequenta uma escola p\u00fablica, o financiamento do aluno deve aproveitar \u00e0 escola p\u00fablica. Se escolhe outra alternativa, privada ou social, o financiamento do aluno deve aproveitar ao estabelecimento escolhido.<\/p>\n\n\n\n
O Estado deve promover que o acesso universal a ensino de qualidade, que pode ser prestado por escolas p\u00fablicas, privadas ou do setor social.<\/p>\n\n\n\n
O Estado deve promover a qualidade da sua pr\u00f3pria rede de escolas p\u00fablicas, mas n\u00e3o deve excluir dessa rede, de forma arbitr\u00e1ria, escolas privadas ou do setor social que cumpram os objetivos de interesse p\u00fablicos estabelecidos pelo Estado.<\/p>\n\n\n\n
Cumpre referir que recentemente o Minist\u00e9rio Educa\u00e7\u00e3o indicou, \u00e0 Lusa, que, desde 2015, a despesa por aluno aumentou 30%. No entanto, despesa fixada para pagar a docentes e funcion\u00e1rios da escola p\u00fablica continua a n\u00e3o ser suficiente, j\u00e1 que cada aluno custa 6.200 euros por ano.<\/p>\n\n\n\n
Este modelo garante que todos os alunos s\u00e3o tratados por igual pelo Estado. E garante que as fam\u00edlias menos privilegiadas possam continuar a inscrever os seus filhos nas escolas p\u00fablicas da \u00e1rea de resid\u00eancia, tal como acontece hoje em dia, se assim o quiserem. Mas poder\u00e3o passar a inscrev\u00ea-los em qualquer outra escola do pa\u00eds, sabendo que o Estado comparticipar\u00e1 a educa\u00e7\u00e3o dos seus filhos por igual.<\/p>\n\n\n\n
Escolas para ricos e escolas para pobres \u00e9 o que existe hoje em dia. Os alunos do interior, dos sub\u00farbios, de comunidades marginalizadas, t\u00eam de frequentar escolas p\u00fablicas subfinanciadas e proibidas de inovar; enquanto os alunos de meios urbanos abastados t\u00eam escolha entre escolas p\u00fablicas de prest\u00edgio, ou escolas privadas. Este modelo liberta as escolas de meios pouco privilegiados de decis\u00f5es efetuadas centralizadamente, garante que t\u00eam o financiamento e autonomia para prestarem um melhor servi\u00e7o \u00e0 sua comunidade, com a comunidade.<\/p>\n\n\n\n
Os alunos e fam\u00edlias beneficiam de uma maior variedade de oferta, podendo procurar escolas que melhor se coadunem com as suas caracter\u00edsticas, interesses e prefer\u00eancias espec\u00edficas.<\/p>\n\n\n\n
A sociedade beneficia de alunos potencialmente mais motivados, por projetos pedag\u00f3gicos mais adequados ao seu perfil espec\u00edfico.<\/p>\n\n\n\n
Qualquer organiza\u00e7\u00e3o, mesmo as mais uteis para a sociedade, comete erros e tem falhas.<\/p>\n\n\n\n
A Iniciativa Liberal considera que a liberdade de escolha beneficia quem escolhe, mas tamb\u00e9m a sociedade como um todo, dado que promove o afastamento das m\u00e1s pr\u00e1ticas e o desenvolvimento e dissemina\u00e7\u00e3o das boas.<\/p>\n\n\n\n
O Estado tem de assegurar que todos t\u00eam acesso a um n\u00edvel adequado de conhecimentos, compet\u00eancias e experi\u00eancias durante o seu percurso escolar para potenciar a sua liberdade individual e a igualdade de oportunidades.<\/p>\n\n\n\n
Para o efeito, imp\u00f5e-se que o Estado organize o sistema p\u00fablico de ensino (incluindo escolas p\u00fablicas e escolas privadas e sociais aderentes) em torno de uma estrat\u00e9gia clara e transparente, curr\u00edculos desafiantes, mas adequados ao n\u00edvel de desenvolvimento do estudante, e metas de aprendizagem claras e audit\u00e1veis.<\/p>\n\n\n\n
Os contratos de desenvolvimento e os contratos simples permitem que alunos tenham acesso a escolas privadas de qualidade \u00e0s quais, de outra forma, n\u00e3o conseguiriam ter acesso, potenciando desta forma o seu desenvolvimento individual.<\/p>\n\n\n\n
Os contratos de associa\u00e7\u00e3o permitem ao Estado assegurar que existem escolas de qualidade em todo o pa\u00eds, numa l\u00f3gica de proximidade, aproveitando o setor privado e social.<\/p>\n\n\n\n
As escolas com contratos de associa\u00e7\u00e3o n\u00e3o podem recusar alunos e funcionam de acordo com as metas e orienta\u00e7\u00f5es estabelecidas pelo Estado, tendencialmente com menos custos para o Estado que as escolas p\u00fablicas.<\/p>\n\n\n\n
A liberdade de escolha no ensino permite \u00e0 rede p\u00fablica aproveitar projetos pedag\u00f3gicos desenvolvidos no setor privado e no setor social, aumentando a oferta educativa presente na rede. Assim, os indiv\u00edduos, mesmo os com menos posses, ter\u00e3o a possibilidade aceder a esses projetos educativos.<\/p>\n\n\n\n
Permite ao Estado potenciar a exist\u00eancia de escolas de qualidade em quantidade suficiente para servir as necessidades dos alunos.<\/p>\n\n\n\n
De forma a promover a efetividade da liberdade de escolha, importa:<\/p>\n\n\n\n
As escolas p\u00fablicas ter\u00e3o de se adaptar, tendo em conta a concorr\u00eancia das escolas privadas e do setor social da rede p\u00fablica, criando incentivos \u00e0 inova\u00e7\u00e3o e a melhorias tamb\u00e9m nas escolas p\u00fablicas.<\/p>\n\n\n\n
A pol\u00edtica da Iniciativa Liberal promove em simult\u00e2neo uma efetiva descentraliza\u00e7\u00e3o de compet\u00eancias e autonomia financeira, administrativa e pedag\u00f3gica para que possam prosseguir os seus projetos pedag\u00f3gicos.<\/p>\n\n\n\n
Por outro lado, este sistema permitir\u00e1 gerar sinais claros sobre a forma como as escolas s\u00e3o encaradas pelos encarregados de educa\u00e7\u00e3o e pelos alunos, atendendo \u00e0s prefer\u00eancias demonstradas aquando da escolha. Esta informa\u00e7\u00e3o pode e deve ser utilizada para promover melhorias cont\u00ednuas em todas as escolas, em especial aquelas que apresentem maiores desafios.<\/p>\n\n\n\n
Os alunos e as fam\u00edlias ordenam os estabelecimentos de ensino de acordo com a sua prefer\u00eancia.<\/p>\n\n\n\n
Por\u00e9m, como a capacidade de cada escola \u00e9 limitada, o Minist\u00e9rio distribui os alunos atrav\u00e9s de um algoritmo inform\u00e1tico, ao qual cada aluno apresenta o seu processo de candidatura, incluindo, por exemplo, prefer\u00eancias de escola, morada, presen\u00e7a de irm\u00e3os, eventuais necessidades especiais (como limita\u00e7\u00f5es motoras, cognitivas ou outras), entre outros indicadores.<\/p>\n\n\n\n
O sistema alocar\u00e1 cada aluno tendo em conta todas as vari\u00e1veis que interv\u00eam no processo, e cada escola ter\u00e1 de aceitar os alunos que foram colocados pelo sistema, n\u00e3o podendo recus\u00e1-los sob qualquer pretexto.<\/p>\n\n\n\n
O financiamento proposto tem a vantagem de premiar as escolas p\u00fablicas mais escolhidas pelos alunos, o que permitir\u00e1 ao Estado olhar com cuidado especial para as menos escolhidas, uma vez que estas poder\u00e3o merecer ou necessitar de uma interven\u00e7\u00e3o espec\u00edfica para melhorar as suas condi\u00e7\u00f5es de atratividade.<\/p>\n\n\n\n
Por outro lado, pode ponderar-se estabelecer um ponderador associado aos alunos mais desfavorecidos, que aloque mais fundos associados a esses alunos, de forma a dotar de mais recursos as escolas a quem o sorteio aloque esses alunos.<\/p>\n\n\n\n
Adicionalmente, introduz um elemento saud\u00e1vel de concorr\u00eancia entre escolas p\u00fablicas e privadas e do setor social.<\/p>\n\n\n\n
Os alunos com necessidades especiais devem ser enquadrados na escola de uma forma que atenda \u00e0 gravidade das suas necessidades. Se essas necessidades foram compat\u00edveis com um ritmo normal de aprendizagem \u2013 por exemplo, se forem de natureza motora \u2013 ent\u00e3o os alunos devem ser inclu\u00eddos em turmas normais.<\/p>\n\n\n\n
Se, por outro lado, as necessidades especiais n\u00e3o forem compat\u00edveis com um ritmo normal de aprendizagem \u2013 por exemplo, se forem de natureza cognitiva ou comportamental \u2013 ent\u00e3o esses alunos devem ser inscritos em turmas especiais lideradas por professores e outros profissionais devidamente habilitados para lidar com essas limita\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n
Cada escola deve ter a liberdade de definir as melhores condi\u00e7\u00f5es de aprendizagem para os seus alunos.<\/p>\n\n\n\n
N\u00e3o. Cada aluno custa 6.200 euros por ano, segundo contas do Minist\u00e9rio da Educa\u00e7\u00e3o, que apontam para um aumento da despesa de mais de 30% nos \u00faltimos seis anos. “A despesa por aluno nestes \u00faltimos anos tem aumentado muito significativamente”, disse, em entrevista \u00e0 Lusa, o ministro da Educa\u00e7\u00e3o, sublinhando que se registou nos \u00faltimos seis anos um aumento de “mais de 30%”.<\/p>\n\n\n\n
Segundo contas feitas pelo gabinete do Ministro da Educa\u00e7\u00e3o, em 2015 cada aluno representava um custo anual de menos de 4.700 euros, mas este ano o valor m\u00e9dio est\u00e1 “agora nos 6.200 euros por aluno por ano”.<\/p>\n\n\n\n
Poucas escolas privadas t\u00eam este n\u00edvel de receita ano.<\/p>\n","protected":false},"menu_order":2,"template":"","topic_programme":[194],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18267"}],"collection":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022"}],"about":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/programa2022"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18267\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":18688,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18267\/revisions\/18688"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18267"}],"wp:term":[{"taxonomy":"topic_programme","embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/topic_programme?post=18267"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}