{"id":18289,"date":"2022-01-26T14:56:09","date_gmt":"2022-01-26T14:56:09","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?post_type=programa2022&p=18289"},"modified":"2022-01-26T14:56:09","modified_gmt":"2022-01-26T14:56:09","slug":"reformar-o-sistema-de-pensoes-em-portugal","status":"publish","type":"programa2022","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/programa2022\/reformar-o-sistema-de-pensoes-em-portugal\/","title":{"rendered":"Reformar o sistema de pens\u00f5es em Portugal"},"content":{"rendered":"\n
OBJETIVOS<\/h2>\n\n\n\n
Garantir a sustentabilidade do sistema de pens\u00f5es.<\/li>
Introduzir pens\u00f5es de reforma que viabilizem a viv\u00eancia dos benefici\u00e1rios<\/li>
Eliminar a grave injusti\u00e7a social que \u00e9 a exist\u00eancia de pens\u00f5es elevadas que s\u00e3o financiadas atrav\u00e9s da retirada de rendimento a contribuintes de baixos rendimentos.<\/li>
Redu\u00e7\u00e3o da onerosa carga que as contribui\u00e7\u00f5es obrigat\u00f3rias para a Seguran\u00e7a Social representam sobre os rendimentos do trabalho.<\/li>
Aumentar significativamente o rendimento dispon\u00edvel das fam\u00edlias, especialmente das de escal\u00f5es de rendimentos mais baixos.<\/li>
Dinamizar a economia com gera\u00e7\u00e3o de capital para investimento e cria\u00e7\u00e3o de riqueza.Aumentar o conhecimento geral sobre a poupan\u00e7a e finan\u00e7as, fomentando solu\u00e7\u00f5es de poupan\u00e7a individual durante a vida profissional ativa, com o objetivo de reduzir o peso do Estado na garantia de uma reforma.<\/li>
Promover liberdade de escolha dos cidad\u00e3os em rela\u00e7\u00e3o \u00e0s suas op\u00e7\u00f5es de reforma futura.<\/li><\/ul>\n\n\n\n
PROPOSTA<\/h2>\n\n\n\n
Elimina\u00e7\u00e3o da componente de TSU que recai sobre a entidade empregadora, sendo esse montante total e obrigatoriamente integrado no sal\u00e1rio bruto do trabalhador (o custo laboral total para as empresas manter-se-\u00e1 inalterado por via da introdu\u00e7\u00e3o desta medida), de forma faseada durante um per\u00edodo de tempo adequado<\/li>
Pilar existente (mecanismo de transfer\u00eancia de rendimentos) mant\u00e9m-se, por\u00e9m com as seguintes altera\u00e7\u00f5es:
Introdu\u00e7\u00e3o de limite m\u00e1ximo \u00e0 componente da pens\u00e3o paga atrav\u00e9s deste mecanismo<\/li>
Introdu\u00e7\u00e3o simult\u00e2nea de limite m\u00ednimo que garanta a exist\u00eancia condigna do pensionista<\/li>
Manuten\u00e7\u00e3o da TSU obrigat\u00f3ria (parte suportada pelo trabalhador), aplicada a um sal\u00e1rio bruto superior em consequ\u00eancia do ponto 1. acima<\/li><\/ol><\/li>
Cria\u00e7\u00e3o de um novo pilar no sistema nacional de pens\u00f5es de reforma, alicer\u00e7ado num mecanismo de capitaliza\u00e7\u00e3o de poupan\u00e7as.<\/li>
Contribui\u00e7\u00f5es para mecanismo de capitaliza\u00e7\u00e3o de poupan\u00e7as com uma componente obrigat\u00f3ria e outra puramente volunt\u00e1ria, sendo esta \u00faltima uma decis\u00e3o apenas e exclusivamente do trabalhador. Estas contribui\u00e7\u00f5es permitir\u00e3o aos trabalhadores auferir no futuro pens\u00f5es de reforma superiores ao limite m\u00e1ximo introduzido no pilar de transfer\u00eancia de rendimentos. Ser\u00e3o fiscalmente eficientes, feitas por dedu\u00e7\u00e3o \u00e0 remunera\u00e7\u00e3o bruta sem aplica\u00e7\u00e3o de quaisquer impostos sobre rendimento, taxas sociais ou similares. Poder\u00e3o existir adicionalmente incentivos fiscais \u00e0s entidades empregadoras que decidam voluntariamente fazer contribui\u00e7\u00f5es adicionais, em benef\u00edcio do trabalhador, para o pilar de capitaliza\u00e7\u00e3o<\/li>
Tendencialmente, livre escolha pelo trabalhador da entidade gestora da capitaliza\u00e7\u00e3o de poupan\u00e7a. Por\u00e9m, admite-se que em momento inicial haja obrigatoriedade da entidade gestora ser do sector p\u00fablico estatal (desde que salvaguardada a total independ\u00eancia dos respons\u00e1veis das decis\u00f5es de investimento). \u00c9 crucial a altera\u00e7\u00e3o de paradigma para um sistema de capitaliza\u00e7\u00e3o de forma a garantir a sustentabilidade do sistema<\/li>
Transi\u00e7\u00e3o gradual e faseada do atual sistema monopilar para o sistema proposto de forma faseada e gradual. A transi\u00e7\u00e3o proposta ser\u00e1, a n\u00edvel de sistema, deficit\u00e1ria at\u00e9 uma elevada maioria de pensionistas se encontrarem no novo sistema proposto, dada a proposta redu\u00e7\u00e3o das contribui\u00e7\u00f5es dos trabalhadores ativos para o mecanismo de transfer\u00eancia de rendimentos. Isto \u00e9 intencional, de forma a permitir que o esfor\u00e7o financeiro requerido pela transi\u00e7\u00e3o n\u00e3o recaia apenas sobre a atual gera\u00e7\u00e3o de trabalhadores ativos, pois de outra forma esta gera\u00e7\u00e3o teria de suportar sozinha o \u00f3nus de contribuir integralmente para o pagamento das pens\u00f5es das gera\u00e7\u00f5es passadas, simultaneamente tendo tamb\u00e9m de garantir via poupan\u00e7a\/mecanismo de capitaliza\u00e7\u00e3o as suas futuras pens\u00f5es. Este deficit dever\u00e1 ser financiado via Or\u00e7amento de Estado, permitindo o seu faseamento no tempo e partilha do esfor\u00e7o financeiro requerido por diferentes gera\u00e7\u00f5es e por toda a sociedade<\/li><\/ol>\n\n\n\n
RACIONAL<\/h2>\n\n\n\n
O sistema nacional de pens\u00f5es de reforma em Portugal assenta num mecanismo de transfer\u00eancia de rendimentos de contribuintes ativos para reformados<\/li>