{"id":18328,"date":"2022-01-26T13:15:09","date_gmt":"2022-01-26T13:15:09","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?post_type=programa2022&p=18328"},"modified":"2022-01-26T13:15:09","modified_gmt":"2022-01-26T13:15:09","slug":"reforma-do-irc-e-eliminacao-da-derrama-estadual","status":"publish","type":"programa2022","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/programa2022\/reforma-do-irc-e-eliminacao-da-derrama-estadual\/","title":{"rendered":"Reforma do IRC e elimina\u00e7\u00e3o da derrama estadual"},"content":{"rendered":"\n
No atual contexto econ\u00f3mico mundial onde Portugal se insere, nunca foi t\u00e3o significativa a mobilidade internacional de capitais e de empresas. Neste contexto, um dos principais fatores de atratividade de investimento \u00e9 o enquadramento fiscal, em particular, a taxa de IRC aplic\u00e1vel sobre as empresas.<\/p>\n\n\n\n
Portugal, segundo dados da Tax Foundation da OECD, ocupa o 34.\u00ba lugar no ranking de competitividade fiscal e a 2.\u00aa posi\u00e7\u00e3o na Uni\u00e3o Europeia em termos de taxa m\u00e1xima de IRC (31,5% (incluindo derrama estadual e municipal), largamente superior aos seus parceiros econ\u00f3micos na Uni\u00e3o Europeia sendo apenas ultrapassado pela Fran\u00e7a com uma taxa m\u00e1xima de IRC de 34,4%. Atendendo que todos os pa\u00edses com taxas de IRC inferiores \u00e0 portuguesa no seio da Uni\u00e3o Europeia apresentam din\u00e2micas de crescimento econ\u00f3mico, e que se encontram a atrair empresas e m\u00e3o-de-obra qualificada, urge aumentar a competitividade fiscal portuguesa para inverter a estagna\u00e7\u00e3o econ\u00f3mica das passadas duas d\u00e9cadas<\/p>\n\n\n\n
A derrama estadual do artigo 87.\u00ba-A do C\u00f3digo do IRC foi introduzida pelo PEC III de Jos\u00e9 S\u00f3crates, em 2010, 22 anos ap\u00f3s a cria\u00e7\u00e3o do IRC em 1988. Aquando da sua introdu\u00e7\u00e3o, a derrama estadual previa apenas um escal\u00e3o, cuja taxa era de 2,5% para lucros fiscais acima dos 2 milh\u00f5es de euros. Com o programa de ajustamento da \u201ctroika\u201d, foram-se adicionando escal\u00f5es e aumentando as taxas, sendo que, hoje em dia, para al\u00e9m da taxa de 21% de IRC, as empresas com lucros superiores a 1,5 milh\u00f5es de euros est\u00e3o sujeitas a taxas de derrama estadual de 3, 5 e 9%, consoante o escal\u00e3o. Adicionando a derrama municipal, a taxa\u00e7\u00e3o sobre o lucro empresarial em Portugal pode chegar assim a 31,5%. Uma medida extraordin\u00e1ria cuja governa\u00e7\u00e3o do PS apoiado pelos partidos de extrema-esquerda nunca reverteu.<\/p>\n\n\n\n
O IRC foi criado como imposto n\u00e3o progressivo, e \u00e9 essa tamb\u00e9m a realidade observada nos pa\u00edses europeus em rela\u00e7\u00e3o aos equivalentes impostos sobre lucros empresariais; ademais lucros nominalmente mais elevados podem ser express\u00e3o de maiores capitais investidos e n\u00e3o necessariamente de maior rentabilidade, n\u00e3o refletindo assim uma capacidade contributiva mais do que proporcional.<\/p>\n","protected":false},"menu_order":6,"template":"","topic_programme":[200],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18328"}],"collection":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022"}],"about":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/programa2022"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18328\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":18728,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18328\/revisions\/18728"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18328"}],"wp:term":[{"taxonomy":"topic_programme","embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/topic_programme?post=18328"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}