{"id":18332,"date":"2022-01-26T13:16:31","date_gmt":"2022-01-26T13:16:31","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?post_type=programa2022&p=18332"},"modified":"2022-01-26T13:16:31","modified_gmt":"2022-01-26T13:16:31","slug":"por-entidades-reguladoras-verdadeiramente-independentes-e-eficazes","status":"publish","type":"programa2022","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/programa2022\/por-entidades-reguladoras-verdadeiramente-independentes-e-eficazes\/","title":{"rendered":"Por entidades reguladoras verdadeiramente independentes e eficazes"},"content":{"rendered":"\n

OBJETIVOS<\/h2>\n\n\n\n

Assegurar que as entidades reguladoras independentes disp\u00f5em da independ\u00eancia e dos meios necess\u00e1rios para o exerc\u00edcio efetivo, imparcial e tempestivo das suas fun\u00e7\u00f5es.<\/p>\n\n\n\n

PROPOSTA<\/h2>\n\n\n\n
  1. Os membros dos \u00f3rg\u00e3os de administra\u00e7\u00e3o e fiscaliza\u00e7\u00e3o das entidades reguladoras independentes passam a ser selecionados ap\u00f3s concurso internacional conduzido pela Comiss\u00e3o de Recrutamento e Sele\u00e7\u00e3o para a Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica (CRESAP), com um perfil de compet\u00eancias elaborado em articula\u00e7\u00e3o com a entidade reguladora.<\/li>
  2. Os membros dos \u00f3rg\u00e3os de administra\u00e7\u00e3o e fiscaliza\u00e7\u00e3o continuam a ser designados por resolu\u00e7\u00e3o do Conselho de Ministros, ap\u00f3s audi\u00e7\u00e3o e parecer da Assembleia da Rep\u00fablica.<\/li>
  3. Introduzir um requisito de independ\u00eancia de esp\u00edrito e de preven\u00e7\u00e3o e mitiga\u00e7\u00e3o de conflitos de interesses aquando da sele\u00e7\u00e3o de membros dos \u00f3rg\u00e3os para as entidades reguladoras independentes, bem como um regime de incompatibilidade com o exerc\u00edcio pr\u00e9vio recente de fun\u00e7\u00f5es governativas.<\/li>
  4. Assegurar um n\u00edvel de financiamento adequado efetivo para as entidades reguladoras, assegurando que os seus estatutos preveem meios adequados para o respetivo financiamento.<\/li>
  5. Estabelecer uma proibi\u00e7\u00e3o legal de cativa\u00e7\u00e3o de verbas sobre os montantes das receitas pr\u00f3prias das entidades reguladoras e de o Governo sujeitar a autoriza\u00e7\u00e3o pr\u00e9via os contratos e a realiza\u00e7\u00e3o de despesas destas entidades, estabelecendo uma verdadeira autonomia na gest\u00e3o de pessoal das entidades reguladoras.<\/li><\/ol>\n\n\n\n

    RACIONAL<\/h2>\n\n\n\n
    1. A boa regula\u00e7\u00e3o econ\u00f3mica \u00e9 essencial para colmatar eventuais falhas de mercado, que levem a um funcionamento menos eficiente dos mesmos.<\/li>
    2. A boa regula\u00e7\u00e3o econ\u00f3mica assume um cariz marcadamente t\u00e9cnico, exigindo um grau de especializa\u00e7\u00e3o relevante da parte de quem a prop\u00f5e e de quem supervisiona o seu cumprimento.<\/li>
    3. As entidades reguladoras visam congregar pessoas de elevada valia t\u00e9cnica, no sentido de propor e aplicar princ\u00edpios, regras e orienta\u00e7\u00f5es adequados para o exerc\u00edcio de uma determinada atividade, promovendo assim a exist\u00eancia de regula\u00e7\u00e3o de boa qualidade.<\/li>
    4. As entidades reguladoras devem ainda encontrar-se suficientemente capacitadas para intervir sempre que necess\u00e1rio para fazer cumprir a regula\u00e7\u00e3o vigente.<\/li>
    5. Para exercerem de forma efetiva, imparcial e tempestiva as suas atribui\u00e7\u00f5es, as entidades reguladoras devem ter garantida a sua independ\u00eancia e meios humanos, financeiros e t\u00e9cnicos adequados para o exerc\u00edcio das mesmas.<\/li>
    6. A atual lei-quadro das entidades reguladoras j\u00e1 estabelece um conjunto de garantias legais de independ\u00eancia, formas de financiamento e requisitos relativos ao governo e organiza\u00e7\u00e3o interna das entidades reguladoras.<\/li>
    7. No entanto, estas garantias s\u00e3o colocadas em causa pela escolha de pessoas para liderar estas entidades, que n\u00e3o tenham o perfil adequado ou tenham conflitos de interesses relevantes (designadamente, conflitos de interesses relacionados com a respetiva rela\u00e7\u00e3o com o Governo).<\/li>
    8. \u00c9 essencial escolher pessoas com base na idoneidade, no m\u00e9rito e na efetiva qualifica\u00e7\u00e3o para a fun\u00e7\u00e3o, tendo em conta todos os conflitos de interesses relevantes.<\/li><\/ol>\n\n\n\n

      QUEST\u00d5ES FREQUENTES<\/h2>\n\n\n\n

      Porque \u00e9 importante assegurar a independ\u00eancia das entidades reguladoras?<\/h3>\n\n\n\n

      As entidades reguladoras t\u00eam um mandato legal para fazer executar princ\u00edpios, regras e orienta\u00e7\u00f5es sobre uma determinada \u00e1rea de atividade econ\u00f3mica, de forma a mitigar falhas de mercado. A sua independ\u00eancia assegura que n\u00e3o beneficiam determinadas partes interessadas no exerc\u00edcio das suas fun\u00e7\u00f5es, focando-se em exclusivo em fazer cumprir os normativos que devem fazer cumprir. Por outro lado, \u00e9 essencial assegurar que as entidades reguladoras n\u00e3o s\u00e3o capturadas pelas entidades reguladas, o que as levariam a n\u00e3o exercer a sua fun\u00e7\u00e3o com a efic\u00e1cia desejada, em detrimento da efici\u00eancia do mercado e dos interesses dos consumidores.<\/p>\n\n\n\n

      Porqu\u00ea um concurso p\u00fablico internacional?<\/h3>\n\n\n\n

      Os concursos p\u00fablicos internacionais aumentam o grau de transpar\u00eancia e permitem abrir as posi\u00e7\u00f5es a um leque mais vasto de candidatos qualificados, mitigando o risco de escolhas enviesadas.<\/p>\n\n\n\n

      Manter-se-ia a designa\u00e7\u00e3o dos membros dos \u00f3rg\u00e3os de administra\u00e7\u00e3o e fiscaliza\u00e7\u00e3o das entidades reguladoras por resolu\u00e7\u00e3o do Conselho de Ministros?<\/h3>\n\n\n\n

      Sim, a dignidade da fun\u00e7\u00e3o recomenda uma delibera\u00e7\u00e3o por parte do Conselho de Ministros. Esta delibera\u00e7\u00e3o ser\u00e1 tomada de forma colegial, beneficiando assim do debate inerente a essa forma de decidir.<\/p>\n\n\n\n

      Manter-se-ia o parecer da Assembleia da Rep\u00fablica?<\/h3>\n\n\n\n

      Sim, o parecer da Assembleia da Rep\u00fablica manter-se-ia, como instrumento indispens\u00e1vel de escrut\u00ednio pol\u00edtico.<\/p>\n\n\n\n

      Porqu\u00ea introduzir um requisito de adequa\u00e7\u00e3o relativo \u00e0 independ\u00eancia de esp\u00edrito e \u00e0 preven\u00e7\u00e3o e mitiga\u00e7\u00e3o de conflitos de interesses?<\/h3>\n\n\n\n

      A independ\u00eancia de esp\u00edrito \u00e9 essencial para o exerc\u00edcio aut\u00f3nomo de uma determinada fun\u00e7\u00e3o. Ela caracteriza-se por impermeabilidade a press\u00f5es e capacidade para ter opini\u00f5es pr\u00f3prias e para desafiar tomadas de posi\u00e7\u00e3o por parte de outros.<\/p>\n\n\n\n

      Os conflitos de interesses toldam a independ\u00eancia da pessoa, colocando-a a servir interesses que n\u00e3o aqueles que deveria estar a servir. A sua preven\u00e7\u00e3o e mitiga\u00e7\u00e3o s\u00e3o essenciais para assegurar uma efetiva independ\u00eancia dos membros dos \u00f3rg\u00e3os de administra\u00e7\u00e3o e fiscaliza\u00e7\u00e3o, promovendo que se foquem nos interesses que se encontram mandatados a prosseguir, e da pr\u00f3pria entidade reguladora.<\/p>\n\n\n\n

      Porqu\u00ea assegurar o financiamento adequado das entidades reguladoras?<\/h3>\n\n\n\n

      A falta de financiamento inquina a independ\u00eancia da institui\u00e7\u00e3o, fragilizando-a, e tornando-a potencialmente mais facilmente perme\u00e1vel a ser capturada por interesses instalados. Torna tamb\u00e9m mais dif\u00edcil \u00e0 entidade reguladora atrair e reter talento, bem como adquirir os meios t\u00e9cnicos necess\u00e1rios ao cabal exerc\u00edcio da sua fun\u00e7\u00e3o, com risco s\u00e9rio de diminui\u00e7\u00e3o da qualidade da regula\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n

      Porqu\u00ea proibir legalmente as cativa\u00e7\u00f5es e a interven\u00e7\u00e3o direta do Governo na capacidade das entidades reguladoras para contratar e para gerir os seus colaboradores?<\/h3>\n\n\n\n

      A possibilidade de cativar receitas permite ao Governo limitar a capacidade efetiva das entidades reguladoras de exercerem as suas fun\u00e7\u00f5es. Al\u00e9m de constituir uma inger\u00eancia inaceit\u00e1vel na gest\u00e3o financeira destas entidades, pode tamb\u00e9m ser utilizado para as controlar, exercendo por essa via o Governo um controlo ileg\u00edtimo sobre as decis\u00f5es das entidades reguladoras, mediante amea\u00e7a ou cativa\u00e7\u00e3o efetiva de receitas.<\/p>\n\n\n\n

      Por outro lado, as entidades reguladoras necessitam de assegurar competitividade no recrutamento e na reten\u00e7\u00e3o de colaboradores de elevada qualidade para o exerc\u00edcio cabal da sua atividade regulat\u00f3ria. A inger\u00eancia do Governo nestas mat\u00e9rias constitui uma inaceit\u00e1vel limita\u00e7\u00e3o \u00e0 independ\u00eancia das entidades reguladoras, dificultando ainda a sua capacidade para atrair e reter talento (sendo a concentra\u00e7\u00e3o de pessoas de elevada qualifica\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica para o exerc\u00edcio destas tarefas uma das raz\u00f5es pelas quais s\u00e3o criadas entidades reguladoras).<\/p>\n\n\n\n

      Este procedimento concursal \u00e9 igual ao procedimento de sele\u00e7\u00e3o e provimento de cargos de dire\u00e7\u00e3o superior na Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica e de cargos de dire\u00e7\u00e3o nos Institutos P\u00fablicos?<\/h3>\n\n\n\n

      Este procedimento \u00e9 muito semelhante ao procedimento de sele\u00e7\u00e3o e provimento de cargos de dire\u00e7\u00e3o superior na Administra\u00e7\u00e3o P\u00fablica e de cargos de dire\u00e7\u00e3o nos Institutos P\u00fablicos, salvaguardando-se, todavia, a independ\u00eancia das entidades reguladoras, atrav\u00e9s duma diminui\u00e7\u00e3o dos poderes do Governo para definir o perfil de adequa\u00e7\u00e3o ao cargo neste procedimento face aos que se verificam naqueles.<\/p>\n\n\n\n

      A CRESAP elaboraria o perfil de compet\u00eancias do candidato ap\u00f3s consultar o Conselho de Administra\u00e7\u00e3o da entidade reguladora, e considerando os requisitos legais, como idoneidade e aus\u00eancia de conflito de interesses. O membro do Governo a quem compete a indica\u00e7\u00e3o s\u00f3 poderia alterar este perfil de compet\u00eancias mediante fundamenta\u00e7\u00e3o expressa.<\/p>\n","protected":false},"menu_order":1,"template":"","topic_programme":[202],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18332"}],"collection":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022"}],"about":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/programa2022"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18332\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":18585,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18332\/revisions\/18585"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18332"}],"wp:term":[{"taxonomy":"topic_programme","embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/topic_programme?post=18332"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}