{"id":18338,"date":"2022-01-26T13:18:35","date_gmt":"2022-01-26T13:18:35","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?post_type=programa2022&p=18338"},"modified":"2022-01-26T13:18:35","modified_gmt":"2022-01-26T13:18:35","slug":"privatizacao-da-caixa-geral-de-depositos-cgd-e-transparencia-do-banco-de-fomento","status":"publish","type":"programa2022","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/programa2022\/privatizacao-da-caixa-geral-de-depositos-cgd-e-transparencia-do-banco-de-fomento\/","title":{"rendered":"Privatiza\u00e7\u00e3o da Caixa Geral de Dep\u00f3sitos – CGD e transpar\u00eancia do Banco de Fomento"},"content":{"rendered":"\n
Defensores do banco p\u00fablico alegam que a Caixa Geral de Dep\u00f3sitos – CGD serve como instrumento para trazer estabilidade ao sistema financeiro nacional. Em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 estabilidade do sistema financeiro, n\u00e3o se conhece qualquer a\u00e7\u00e3o concreta nesse sentido. O sistema financeiro nacional nunca foi especialmente forte ou est\u00e1vel. Os esc\u00e2ndalos na banca, desde o BPN at\u00e9 ao Montepio, aconteceram sem que se percebesse qualquer a\u00e7\u00e3o, por parte da Caixa Geral de Dep\u00f3sitos, que valesse estabilidade ao sistema.<\/p>\n\n\n\n
Na verdade, a CGD tem sido um sorvedouro de capital, tendo sido, ainda em 2017, j\u00e1 depois da interven\u00e7\u00e3o da Troika, recapitalizada em quase 4 mil milh\u00f5es de euros, a adicionar aos 2,9 mil milh\u00f5es de euros \u201cinvestidos\u201d na CGD pelo Estado desde 2007.<\/p>\n\n\n\n
A CGD \u00e9 tida como instrumento para direcionar financiamento, permitindo aos portugueses avan\u00e7arem com os seus projetos empresariais e pessoais. Contudo, a Caixa Geral de Dep\u00f3sitos n\u00e3o \u00e9 l\u00edder no financiamento \u00e0s empresas. Quem lida com a banca nacional sabe que a CGD apresenta o mesmo tipo de servi\u00e7o que os outros bancos. As pequenas diferen\u00e7as existentes, normalmente, n\u00e3o abonam a favor da CGD.<\/p>\n\n\n\n
A convers\u00e3o da CGD (uma estrutura gigante, burocr\u00e1tica e complexa) num banco focado no mercado das PME, n\u00e3o \u00e9 cred\u00edvel. Por outro lado, o sistema financeiro portugu\u00eas n\u00e3o \u00e9 muito concorrencial e as alternativas de financiamento (Business Angels, Venture Capital, CrowdFunding), ainda n\u00e3o amadureceram, nem v\u00e3o amadurecer sem o tecido empresarial se tornar mais resiliente.<\/p>\n\n\n\n
Mantendo-se a CGD na esfera do Estado, a cria\u00e7\u00e3o do Banco do Fomento n\u00e3o faz sentido ou, ent\u00e3o, assume-se que o papel da CGD \u00e9 o de um \u201cbanco normal\u201d (que, na verdade, \u00e9 o que sempre foi) e que o Estado faz concorr\u00eancia desleal neste mercado.<\/p>\n\n\n\n
Por outro lado, o Banco do Fomento foi criado com pecados originais:<\/p>\n\n\n\n
Para uma economia sustent\u00e1vel \u00e9 importante permitir, e no in\u00edcio at\u00e9 fomentar, o surgimento de um tecido empresarial que se renova, que arrisca. O mercado financeiro portugu\u00eas n\u00e3o est\u00e1 a funcionar bem. Em Portugal as empresas s\u00e3o, na sua maioria, nano, micro e pequenas empresas. Estas empresas sofrem de escassez de capital. Na banca, a norma \u00e9 avaliar o valor patrimonial dos s\u00f3cios ou acionistas, em vez do valor do projeto, pedindo avais pessoais. Isto \u00e9 uma total invers\u00e3o da fun\u00e7\u00e3o de um sistema financeiro. S\u00f3 oferece condi\u00e7\u00f5es razo\u00e1veis a quem realmente n\u00e3o precisa do dinheiro, ou a quem est\u00e1 disposto a arriscar at\u00e9 a sua casa de fam\u00edlia.<\/p>\n\n\n\n
Um banco do fomento, cuja exist\u00eancia devia ter uma sunset clause, seria uma aposta limitada no tempo para que o tecido empresarial, das PME, conseguisse ganhar alguma resili\u00eancia e competitividade internacional.<\/p>\n\n\n\n
A Caixa como banco de estabilidade e ref\u00fagio em tempos de crise \u00e9 uma fic\u00e7\u00e3o. Com a exce\u00e7\u00e3o do Santander, nenhum banco de grande dimens\u00e3o deixou de ter apoio do Estado durante a crise. A maioria dos grandes bancos privados j\u00e1 voltaram a uma razo\u00e1vel normalidade, tendo alguns inclusive devolvido ao Estado na \u00edntegra o dinheiro injetado por este bem como juros adicionais. A Caixa diferencia-se de outros bancos, essa diferen\u00e7a custou aos portugueses, em 2017 apenas, 3,9 mil milh\u00f5es de euros de recapitaliza\u00e7\u00e3o (2,5 mil milh\u00f5es de euros de inje\u00e7\u00e3o de capital \u201ctradicional\u201d, 500 milh\u00f5es de euros de inje\u00e7\u00e3o de capital via transfer\u00eancia de ativos detidos pela PARP\u00daBLICA para a CGD e convers\u00e3o de 900 milh\u00f5es de euros previamente injetados como CoCos \u2013 capital tempor\u00e1rio \u2013 em capital permanente).<\/p>\n\n\n\n
A este montante de 3,9 mil milh\u00f5es somam-se, desde 2007, 2,9 mil milh\u00f5es de euros adicionais injetados pelo Estado na CGD (150 milh\u00f5es em 2007, 400 milh\u00f5es em 2008, 1.000 milh\u00f5es em 2009, 550 milh\u00f5es em 2010 e 750 milh\u00f5es em 2012) – ou seja, 6,8 mil milh\u00f5es de euros de dinheiro do contribuinte \u201cinvestidos\u201d na CGD desde 2007.<\/p>\n\n\n\n
Na verdade, n\u00e3o. A realidade \u00e9 que a CGD funciona, num processo de financiamento, como um banco comercial normal, competindo com os restantes bancos. N\u00e3o existe um verdadeiro foco no financiamento da economia, via empr\u00e9stimos a empresas, e at\u00e9 tende a ser mais lenta e burocr\u00e1tica do que os demais.<\/p>\n\n\n\n
Porqu\u00ea o enfase da Iniciativa Liberal no escrut\u00ednio da lideran\u00e7a do Banco de Fomento?<\/strong><\/p>\n\n\n\n A Iniciativa Liberal tem pugnado por bons modelos de governance e n\u00e3o interfer\u00eancia do poder pol\u00edtico nas diversas institui\u00e7\u00f5es, ademais em casos que importa adotar toda a prud\u00eancia quer para otimizar e potenciar os objetivos propostos e evitar a promiscuidade na avalia\u00e7\u00e3o nas decis\u00f5es de financiamento.<\/p>\n\n\n\n Sim, o Banco de Portugal tem compet\u00eancias e deveres de regula\u00e7\u00e3o sobre a SPGM que evoluiu para sociedade financeira (o Banco de Fomento), pelo que os controlos internos e n\u00edveis de risco est\u00e3o dentro das auditorias regulares, mas o escrut\u00ednio tem de ser exemplar. Nesse sentido, recorde-se a auditoria especial exigida pelo Banco de Portugal no \u00faltimo trimestre de 2021 para avaliar os processos de atribui\u00e7\u00e3o das linhas Covid-19, as elegibilidades das mesmas bem como o elevado montante de garantias p\u00fablicas subjacentes \u00e0 atribui\u00e7\u00e3o destas mesmas linhas. Quer pelos montantes implicados quer pela necess\u00e1ria boa cust\u00f3dia de dinheiro publico, a boa governa\u00e7\u00e3o do Banco de Fomento \u00e9 essencial.<\/p>\n","protected":false},"menu_order":1,"template":"","topic_programme":[203],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18338"}],"collection":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022"}],"about":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/programa2022"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18338\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":18730,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18338\/revisions\/18730"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18338"}],"wp:term":[{"taxonomy":"topic_programme","embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/topic_programme?post=18338"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}O Banco de Portugal tem poderes de supervis\u00e3o no Banco de Fomento?<\/h3>\n\n\n\n