{"id":18354,"date":"2022-01-26T13:42:18","date_gmt":"2022-01-26T13:42:18","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?post_type=programa2022&p=18354"},"modified":"2022-01-26T13:42:18","modified_gmt":"2022-01-26T13:42:18","slug":"roteiro-para-a-modernizacao-laboral","status":"publish","type":"programa2022","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/programa2022\/roteiro-para-a-modernizacao-laboral\/","title":{"rendered":"Roteiro para a moderniza\u00e7\u00e3o laboral"},"content":{"rendered":"\n
Apesar de algumas reformas positivas no passado, as institui\u00e7\u00f5es do mercado de trabalho (leis, procedimentos, ag\u00eancias p\u00fablicas, atores institucionais) continuam, na sua generalidade, desfasados das melhores pr\u00e1ticas europeias. Por exemplo, na Su\u00e9cia, um pa\u00eds com n\u00edveis salariais muito mais elevados que os portugueses, a legisla\u00e7\u00e3o laboral \u00e9, em geral, muito mais flex\u00edvel que em Portugal, ocupando o nosso pa\u00eds em 2020 o 3.\u00ba lugar em termos de rigidez do mercado de trabalho, de acordo com \u00edndice de prote\u00e7\u00e3o do emprego (EPL da OCDE).<\/p>\n\n\n\n
Esta proposta inclui um conjunto alargado de medidas que levar\u00e3o a uma aproxima\u00e7\u00e3o significativa destas institui\u00e7\u00f5es aos melhores padr\u00f5es internacionais, no sentido do aumento dos sal\u00e1rios dos portugueses bem como da produtividade das empresas.<\/p>\n\n\n\n
As empresas portuguesas s\u00e3o das que mais usam contratos a termo na Europa. Esta situa\u00e7\u00e3o n\u00e3o \u00e9 boa para os trabalhadores nem para as pr\u00f3prias empresas. A IL considera que este uso alargado de contratos a termo resulta das restri\u00e7\u00f5es muito apertadas ao despedimento de contratos permanentes, fazendo as empresas optem por contratos mais curtos e com maior rota\u00e7\u00e3o dos seus trabalhadores. Aproximando as regras do despedimento individual de contratos sem termo das regras aplic\u00e1veis nos outros pa\u00edses da UE, nomeadamente reduzindo a complexidade administrativa e formal do procedimento de despedimento, Portugal passar\u00e1 a ter mais contratos sem termo e os trabalhadores portugueses (sobretudo os mais jovens) poder\u00e3o aspirar a ter contratos sem termo com maior normalidade, ao contr\u00e1rio da situa\u00e7\u00e3o atual.<\/p>\n\n\n\n
Considera-se uma necessidade e adequabilidade haver maior flexibilidade na legisla\u00e7\u00e3o laboral com vista a um melhor emprego e crescimento em Portugal. T\u00eam-se verificado v\u00e1rios retrocessos na legisla\u00e7\u00e3o laboral, que aumentaram novamente a rigidez e desequil\u00edbrio no mercado de trabalho, como sucedeu recentemente com a altera\u00e7\u00e3o do C\u00f3digo do Trabalho no final de 2019, e as propostas de regula\u00e7\u00e3o do teletrabalho e da denominada \u201cAgenda do Trabalho Digno e de Valoriza\u00e7\u00e3o dos Jovens no Mercado de Trabalho\u201d, que importam medidas que v\u00e3o em sentido contr\u00e1rio \u00e0 realidade europeia, em particular dos principais pa\u00edses concorrentes de Portugal. Deve o pa\u00eds estar permanentemente atualizado e implementar medidas legislativas que acompanhem a evolu\u00e7\u00e3o e realidade dos pa\u00edses europeus, por forma a n\u00e3o se deixar ultrapassar na dif\u00edcil batalha da competitividade empresarial e do emprego.<\/p>\n\n\n\n
Deste modo, a proposta da Iniciativa Liberal visa uma transforma\u00e7\u00e3o substancial no mercado de trabalho, ao n\u00edvel da legisla\u00e7\u00e3o laboral, que aproxime as nossas regras dos melhores exemplos da realidade europeia, tornando o pa\u00eds competitivo e mais produtivo, sem necessidade de interven\u00e7\u00e3o externa para o efeito.<\/p>\n\n\n\n
Atualmente uma percentagem grande de desempregados subsidiados s\u00f3 come\u00e7a a trabalhar quando o subs\u00eddio de desemprego chega ao seu fim. Neste sentido, esta medida n\u00e3o tem custos ou apenas custos muito baixos. Por outro lado, esta medida pode incentivar as empresas no preenchimento mais r\u00e1pido das suas ofertas de emprego contribuindo para maior produtividade da economia e maior crescimento dos sal\u00e1rios. V\u00e1rios estudos de medidas neste sentido, mostram que esta reforma pode acelerar o regresso dos desempregados ao emprego e faz\u00ea-lo sem preju\u00edzo dos sal\u00e1rios que auferem ou da dura\u00e7\u00e3o dos novos empregos.<\/p>\n\n\n\n
A Iniciativa Liberal pretende que a composi\u00e7\u00e3o da CPCS tenha em conta a representatividade dos diferentes parceiros sociais e que esta n\u00e3o deve ter necessariamente uma composi\u00e7\u00e3o fixa e inalter\u00e1vel em qualquer circunst\u00e2ncia, sobretudo quando as realidades do mercado de trabalho est\u00e3o em grande transforma\u00e7\u00e3o. A CPCS \u00e9 \u201cpermanente\u201d essencialmente por poder reunir com grande regularidade, n\u00e3o por ter necessariamente sempre a mesma composi\u00e7\u00e3o, independentemente das din\u00e2micas do mercado de trabalho. A composi\u00e7\u00e3o da CPCS deve sobretudo refletir os principais parceiros sociais no mercado de trabalho de acordo com os seus n\u00edveis de representatividade atuais.<\/p>\n\n\n\n
As pol\u00edticas p\u00fablicas laborais devem ter como objetivo principal a atra\u00e7\u00e3o e reten\u00e7\u00e3o de trabalhadores gerando valor ao mercado portugu\u00eas, permitindo uma melhoria das suas condi\u00e7\u00f5es de trabalho e retributivas. Por vezes, o mercado interno n\u00e3o tem capacidade para dar resposta \u00e0s necessidades imediatas e exig\u00eancias empresariais, pelo que importa acautelar essa situa\u00e7\u00e3o, permitindo com que as regras de entrada e perman\u00eancia em territ\u00f3rio nacional n\u00e3o sejam um obst\u00e1culo a esta atra\u00e7\u00e3o de trabalhadores estrangeiros.<\/p>\n\n\n\n
Atualmente, com a economia nacional e global a desenvolver-se a uma velocidade estonteante e com as empresas e trabalhadores a terem necessidades imediatas ao n\u00edvel laboral, n\u00e3o faz sentido a exist\u00eancia de estruturas do Estado e regras morosas, complexas e burocr\u00e1ticas para os trabalhadores estrangeiros terem uma rela\u00e7\u00e3o de trabalho perfeitamente regularizada e que s\u00f3 beneficiaria a economia no seu geral, sem preju\u00edzo do estrito cumprimento das mesmas, por forma a afastar fen\u00f3menos nocivos de imigra\u00e7\u00e3o (p.e. redes criminosas de imigra\u00e7\u00e3o ilegal).<\/p>\n\n\n\n
Sim. Ser\u00e1 importante existirem mecanismos de flexibilidade dos hor\u00e1rios de trabalho, que permitam a empresas e trabalhadores poderem trabalhar e produzir mais em determinadas alturas do ano, compensando este acr\u00e9scimo pontual noutro momento ou, em alternativa, ser economicamente compensado por esse acr\u00e9scimo de atividade laboral.<\/p>\n","protected":false},"menu_order":4,"template":"","topic_programme":[206],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18354"}],"collection":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022"}],"about":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/programa2022"}],"version-history":[{"count":3,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18354\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":18738,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18354\/revisions\/18738"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18354"}],"wp:term":[{"taxonomy":"topic_programme","embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/topic_programme?post=18354"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}