{"id":18368,"date":"2022-01-26T13:45:51","date_gmt":"2022-01-26T13:45:51","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?post_type=programa2022&p=18368"},"modified":"2022-01-26T13:45:51","modified_gmt":"2022-01-26T13:45:51","slug":"acelerar-a-mobilidade-eletrica","status":"publish","type":"programa2022","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/programa2022\/acelerar-a-mobilidade-eletrica\/","title":{"rendered":"Acelerar a Mobilidade El\u00e9trica"},"content":{"rendered":"\n
Esta proposta pretende reduzir os custos administrativos e burocr\u00e1ticos associados \u00e0 instala\u00e7\u00e3o de pontos de carga, que encarecem o sistema sem qualquer benef\u00edcio aparente para os consumidores e para os agentes deste setor.<\/p>\n\n\n\n
A exclusividade nas vistorias n\u00e3o terminou?<\/strong><\/p>\n\n\n\n Apenas para instala\u00e7\u00f5es em Baixa Tens\u00e3o. Nas instala\u00e7\u00f5es em m\u00e9dia tens\u00e3o a DGEG tem exclusividade nas vistorias, contribuindo muitas vezes para atrasar semanas ou meses o tempo necess\u00e1rio para a instala\u00e7\u00e3o de um posto de carga.<\/p>\n\n\n\n Haver\u00e1 algum perigo de oculta\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00e3o, apesar da proposta de cria\u00e7\u00e3o de uma plataforma \u00fanica centralizada? E, para al\u00e9m disso, porque n\u00e3o conferir a cada munic\u00edpio abrangido esse tipo de fiscaliza\u00e7\u00e3o?<\/strong><\/p>\n\n\n\n A rede el\u00e9trica funciona como um todo e n\u00e3o conhece fronteiras municipais. O perigo de oculta\u00e7\u00e3o existe hoje uma vez que \u00e9 uma \u00fanica entidade, a DGEG a controlar todos os processos. A satura\u00e7\u00e3o da DGEG \u00e9 largamente conhecida e constitui um trav\u00e3o a diversos investimentos na \u00e1rea da energia.<\/p>\n\n\n\n Apesar de ser bem-intencionada a antecipa\u00e7\u00e3o para um futuro el\u00e9trico atrav\u00e9s do aumento de ramais, ser\u00e1 algo \u00fatil sem que haja um verdadeiro incentivo \u00e0 popula\u00e7\u00e3o para optar por ve\u00edculos el\u00e9tricos?<\/strong><\/p>\n\n\n\n Um dos mais relevantes fatores que podem contribuir para uma mais r\u00e1pida ado\u00e7\u00e3o da mobilidade el\u00e9trica pelos cidad\u00e3os e pelas empresas portuguesas \u00e9 a exist\u00eancia de uma infraestrutura de carregamento territorialmente densa, com oferta suficiente, que elimine aos potencias compradores de ve\u00edculos el\u00e9tricos o receio associado \u00e0 sua autonomia. Ser\u00e1 imposs\u00edvel atingir as metas tra\u00e7adas no Pacto Ecol\u00f3gico Europeu para a neutralidade carb\u00f3nica sem um avan\u00e7o significativo na transforma\u00e7\u00e3o das frotas autom\u00f3veis.<\/p>\n\n\n\n Faz sentido permitir a instala\u00e7\u00e3o de postos de carga fora da rede da Mobi.e?<\/strong><\/p>\n\n\n\n Faz sentido n\u00e3o proibir formas alternativas de oferecer solu\u00e7\u00f5es ao mercado. \u00c9 do interesse dos consumidores terem acesso a diferentes redes e n\u00e3o devemos promover a cria\u00e7\u00e3o de monop\u00f3lios.<\/p>\n","protected":false},"menu_order":1,"template":"","topic_programme":[210],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18368"}],"collection":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022"}],"about":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/programa2022"}],"version-history":[{"count":2,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18368\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":18605,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18368\/revisions\/18605"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18368"}],"wp:term":[{"taxonomy":"topic_programme","embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/topic_programme?post=18368"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}