{"id":18372,"date":"2022-01-26T14:45:24","date_gmt":"2022-01-26T14:45:24","guid":{"rendered":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/?post_type=programa2022&p=18372"},"modified":"2022-01-26T14:45:24","modified_gmt":"2022-01-26T14:45:24","slug":"reducao-das-perdas-de-agua-na-distribuicao-municipal-e-introducao-da-reutilizacao-da-agua-nas-areas-em-stress-hidrico","status":"publish","type":"programa2022","link":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/programa2022\/reducao-das-perdas-de-agua-na-distribuicao-municipal-e-introducao-da-reutilizacao-da-agua-nas-areas-em-stress-hidrico\/","title":{"rendered":"Redu\u00e7\u00e3o das perdas de \u00e1gua na distribui\u00e7\u00e3o municipal e introdu\u00e7\u00e3o da reutiliza\u00e7\u00e3o da \u00e1gua nas \u00e1reas em stress h\u00eddrico"},"content":{"rendered":"\n
Introdu\u00e7\u00e3o de incentivos para a renova\u00e7\u00e3o das redes de distribui\u00e7\u00e3o, bem como de penaliza\u00e7\u00f5es para os Munic\u00edpios \/Entidades Gestoras com elevado n\u00edvel de perdas de \u00e1gua na distribui\u00e7\u00e3o em baixa:<\/p>\n\n\n\n
Portugal enfrenta cada vez maiores e mais frequentes per\u00edodos de seca e stress h\u00eddrico. Ao apresentarem elevados n\u00edveis de perdas de \u00e1gua, alguns munic\u00edpios est\u00e3o a desperdi\u00e7ar este bem escasso, que poderia ser utilizado para reduzir os efeitos da seca. \u00c9 crucial assegurar que a \u00e1gua n\u00e3o \u00e9 desperdi\u00e7ada e \u00e9 utilizada para os fins mais adequados. Assim, estes munic\u00edpios est\u00e3o a criar uma externalidade negativa (menor disponibilidade de \u00e1gua) que dever\u00e1 ser absorvida por quem a gera.<\/p>\n\n\n\n
Embora alguma dessa \u00e1gua n\u00e3o corresponda a perdas efetivas, mas a \u00e1gua n\u00e3o faturada, isso significa que os utilizadores finais \u2013 para al\u00e9m de n\u00e3o contribu\u00edrem para pagar o custo que geram no sistema \u2013 n\u00e3o t\u00eam um incentivo \u00e0 adequada preserva\u00e7\u00e3o da \u00e1gua a que t\u00eam acesso. Ao assegurar que todos pagam pela \u00e1gua que t\u00eam dispon\u00edvel, asseguramos que todos t\u00eam o cuidado de a usar corretamente e de a preservar.<\/p>\n\n\n\n
Mesmo o mais perfeito dos sistemas de distribui\u00e7\u00e3o de \u00e1gua em baixa apresenta algum n\u00edvel de perdas. Colocou-se o limite nos 30% de forma a focar a penaliza\u00e7\u00e3o nos casos em que os n\u00edveis de perdas s\u00e3o muito superiores \u00e0 m\u00e9dia nacional. Segundo a ERSAR, o valor de refer\u00eancia para desempenho \u2018bom\u2019 \u00e9 de at\u00e9 20% para o volume de \u00e1gua n\u00e3o faturada nos servi\u00e7os de abastecimento de \u00e1gua, independentemente da tipologia da \u00e1rea de abrang\u00eancia. Por sua vez, o desempenho \u2018mediano\u2019 \u00e9 conferido para resultados entre os 20 e os 30%.<\/p>\n\n\n\n
\u00c9 ainda uma realidade que muitos munic\u00edpios t\u00eam limita\u00e7\u00f5es ao n\u00edvel dos recursos financeiros de que disp\u00f5em para fazer os necess\u00e1rios investimentos. Assim, as medidas foram desenhadas de forma a permitir que munic\u00edpios que aproveitem os apoios criados para investimento na renova\u00e7\u00e3o e manuten\u00e7\u00e3o da rede de distribui\u00e7\u00e3o, e que consigam reduzir efetivamente as perdas, beneficiem deste incentivo e sejam dispensados do pagamento da penaliza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n\n\n\n
Por uma quest\u00e3o de transpar\u00eancia como o mun\u00edcipe n\u00e3o tem possibilidade de escolha do fornecedor da \u00e1gua, saber o n\u00edvel de efici\u00eancia h\u00eddrica da sua zona e poder exigir ao munic\u00edpio uma maior efici\u00eancia na gest\u00e3o da \u00e1gua \u00e9 fundamental. A classifica\u00e7\u00e3o da efici\u00eancia h\u00eddrica teria de ser dada ap\u00f3s uma auditoria por entidade credenciada, \u00e0 semelhan\u00e7a do que acontece com a efici\u00eancia energ\u00e9tica e, nos par\u00e2metros que se revelem fundamentais para essa avalia\u00e7\u00e3o, como por exemplo: n\u00edvel de perdas de \u00e1gua pot\u00e1vel; % de conduta renovada, % de \u00e1gua reutilizada para aplica\u00e7\u00f5es n\u00e3o pot\u00e1veis, % redu\u00e7\u00e3o dos consumos\/habitante, etc.<\/p>\n\n\n\n
N\u00e3o se conseguindo quantificar o impacto econ\u00f3mico desta medida na totalidade, podemos, no entanto, afirmar que esta inefici\u00eancia na gest\u00e3o da \u00e1gua e o mau desempenho de muitos dos operadores do setor da \u00e1gua, principalmente os p\u00fablicos, conduz inevitavelmente a elevados custos\/preju\u00edzos. Estima-se que, anualmente, os preju\u00edzos por perdas de \u00e1gua rondam os 100 milh\u00f5es de euros.<\/p>\n\n\n\n
O princ\u00edpio geral \u00e9 que a \u00e1gua deve ser reutilizada para os fins compat\u00edveis com o n\u00edvel de tratamento a que foi sujeita, sendo poss\u00edvel aplicar n\u00edveis de tratamento que s\u00e3o compat\u00edveis com o uso agr\u00edcola em perfeita seguran\u00e7a. Note-se, no entanto, que nesta fase se dever\u00e1 dar prioridade a usos que exijam menores n\u00edveis de tratamento e menores necessidades de transporte de \u00e1gua, por crit\u00e9rios de efici\u00eancia econ\u00f3mica e ambiental.<\/p>\n","protected":false},"menu_order":1,"template":"","topic_programme":[211],"acf":[],"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18372"}],"collection":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022"}],"about":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/types\/programa2022"}],"version-history":[{"count":4,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18372\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":18779,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/programa2022\/18372\/revisions\/18779"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=18372"}],"wp:term":[{"taxonomy":"topic_programme","embeddable":true,"href":"https:\/\/iniciativaliberal.pt\/wp-json\/wp\/v2\/topic_programme?post=18372"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}