OS NOSSOS VALORES

A Iniciativa Liberal defende valores liberais. Muitos destes valores fazem hoje parte da nossa cultura política, graças aos contributos históricos das múltiplas correntes do Liberalismo. Descrevem o que frequentemente se denomina Uma Sociedade Liberal.

LIBERDADE

Soberania Individual | Dignidade Humana | Realização Pessoal

Todo o indivíduo tem direito a dirigir a sua própria vida.

RESPON­SA­BI­LI­DA­DE

Segurança | Solidariedade | Sustentabilidade

Cabe a cada pessoa assumir os custos e consequências da sua Liberdade.

CIVILIDADE

Paz | Tolerância | Coesão Social

Numa sociedade liberal todos convivem pacificamente com a Liberdade dos outros.

COMUNIDADE

Prosperidade | Oportunidade | Bem-Estar

A vida partilhada em Liberdade eleva toda a sociedade.

IGUALDADE

Democracia | Cidadania | Justiça

As pessoas devem ser politicamente iguais.

LIBERDADE

Soberania Individual
Dignidade Humana
Realização Pessoal

Todo o indivíduo tem direito a dirigir a sua própria vida.

RESPONSABILIDADE

Segurança
Solidariedade
Sustentabilidade

Cabe a cada pessoa assumir os custos e as consequências da sua Liberdade.

CIVILIDADE

Paz
Tolerância
Coesão Social

Numa sociedade liberal todos convivem pacificamente com a Liberdade dos outros.

COMUNIDADE

Prosperidade
Oportunidade
Bem-Estar

A vida partilhada em Liberdade eleva toda a sociedade.

IGUALDADE

Democracia
Cidadania
Justiça

As pessoas devem ser politicamente iguais.

Liberdade

Soberania individual
Dignidade humana
Realização pessoal

Todo o indivíduo tem direito a dirigir a sua própria vida — direito a procurar a sua própria noção de felicidade, propósito, e realização pessoal. Cabe a cada pessoa dispor do seu corpo e espírito, da sua propriedade, das liberdades de que goza. Cabe a cada pessoa usar da sua liberdade de pensamento e consciência, de expressão, de associação e de ação. Cabe a cada pessoa colocar em prática os seus princípios e valores através de quaisquer meios pacíficos. 

Responsabilidade

Segurança
Solidariedade
Sustenta­bi­li­da­de

Cabe a cada pessoa assumir os custos e as consequências da sua Liberdade. Cabe a cada pessoa zelar pelos seus próprios dons e recursos, e interagir pacificamente com as outras pessoas para assegurar as condições que necessita para si e para os seus. Cabe a cada pessoa a manutenção da Liberdade de que todos devem gozar, incluindo a preservação do património material, cultural e cívico que sustenta o funcionamento das nossas sociedades.

Civilidade

Paz
Tolerância
Coesão Social

Numa sociedade liberal, todos convivem pacificamente com a Liberdade dos outros. Os liberais valorizam a Paz – a boa-vizinhança entre pessoas, grupos de pessoas, culturas, nações. Valorizam o respeito cívico – pela soberania dos outros, pela propriedade privada, pela existência de diferenças entre as pessoas. Valorizam o reconhecimento da Liberdade dos outros. Valorizam a coexistência entre todos os tipos de vida. Valorizam os valores conservadores e valorizam os valores progressistas. Nós, os liberais, valorizamos gente diferente, unida em Liberdade.

Comuni­da­de

Prosperidade
Oportunidade
Bem-Estar

A vida partilhada em Liberdade eleva toda a sociedade. A livre associação das pessoas produz culturas vibrantes e dinâmicas, comunidades humanas e plurais, mercados vigorosos e prósperos. A ordem expontânea de gente livre é responsável pelo desenvolvimento humano e pelas conquistas da civilização. Por isso valorizamos o livre intercâmbio interpessoal, económico e social. Politicamente valorizamos o respeito pelas soberanias e pelos direitos humanos. Valorizamos os contextos que produzem desenvolvimento, oportunidade e bem-estar para todos.

Igualdade

Democracia
Cidadania
Justiça

As pessoas devem ter iguais direitos políticos. Todos somos únicos e diferentes, e pessoas únicas e diferentes, agindo em Liberdade, produzirão sociedades onde existirão todo o tipo de diferenças. Valorizamos que as pessoas tenham Liberdade para serem tão desiguais quanto queiram e consigam. Contudo, exigimos que politicamente as pessoas sejam tratadas por igual. Não é admissível qualquer tipo de discriminação política – seja positiva ou negativa – entre pessoas, ou grupos de pessoas – ou aproveitamento do Estado à custa dos demais. Por isso queremos um Estado reduzido e controlado pelos cidadãos, e em que a política e burocracia estatal afete ao mínimo a vida das pessoas.

Iniciativa Liberal

Faz parte de um projeto que reforça os valores liberais essenciais para o progresso de Portugal


Pin It on Pinterest

Share This